De acordo com o texto, de quais formas os cativos demonstravam resistência à escravidão?
De maneira geral, os escravos que fugiam iam para quais locais? Caracterize-os.
Na sua opinião, por que essa resistência acontecia?
Nos dias atuais, existe algum tipo de escravidão? Explique
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
Os novos partidos brasileiros
Os dois partidos mais destacados do pós-Estado Novo foram a UDN e o PTB. A UDN não se estruturava em torno de comitês ou de ideias e ideologias em comum; o único fio condutor era a oposição irrestrita a Vargas, embora os motivos pelos quais se fizessem oposição eram os mais variados. Por outro lado, com base principalmente no Partido Trabalhista Inglês, políticos ligados ao Ministério do Trabalho se organizaram no intuito de formar um partido neste mesmo molde no Brasil: esta organização estaria ligada, intrinsecamente, à figura de Getúlio. O partido ganharia o nome de PTB.
FIDELIS, Thiago. A reorganização partidária brasileira pós-Estado Novo.
XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP (Anais). São Paulo, 2010, p. 55.
O texto aborda a reorganização partidária no Brasil após o Estado Novo, que demonstra a
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Ao longo do processo evolutivo, plantas e animais estabeleceram padrões de relação muito interessantes. As folhas, por exemplo, costumam acumular alcaloides que as fazem tóxicas ou lhes conferem paladar desagradável, desencorajando a ingestão pelos animais. Algumas espécies de animais, porém, não só conseguem tolerar a presença de alcaloides nas folhas, como os acumulam no organismo, tornando-se tóxicos ou desagradáveis ao paladar de seus predadores. Já as frutas maduras são doces e suculentas, convidando os animais a consumi-las, o que auxilia a dispersão das sementes. Entretanto, são pobres em proteínas, dificultando a sobrevivência de larvas de insetos que se alimentem exclusivamente da polpa da fruta, tornandoas menos atrativas para os animais maiores. As larvas de insetos, por sua vez, compensam a falta de proteínas ingerindo grandes quantidades de fruta.
O processo evolutivo no qual características ou estruturas evoluem em espécies ecologicamente relacionadas, como resultado do processo de interação, denomina-se
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(FUVEST 2012 1ª FASE) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:
I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.
II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial dacélula.
III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.
IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.
No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Ao acompanharmos a história do telefone, verificamos que esse meio está se mostrando capaz de reunir em seu conteúdo uma quantidade cada vez maior de outros meios — envio de e-mails, recebimento de notícias, música através de rádio e mensagens de texto. Essa última função vem servindo como suporte para uma nova forma de sociabilidade, o fenômeno do flash mob — mobilizações relâmpago, que tem como característica principal realizar uma encenação em algum ponto da cidade.
PAMPANELLI, G. A. A evolução do telefone e uma nova forma de sociabilidade: o flash sob. Disponível em www.razonypalabra.org.mx. Acesso em: 1 jan. 2015. Adaptado.
De acordo com o texto, a evolução das tecnologias repercute na vida social, revelando que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Minha infância foi duas. Até os sete anos, vendo/ouvindo a Londrina Capital do Café, onde em cada esquina havia roda de gente ouvindo camelô. Minha mãe tocava pensão e meu pai a barbearia, locais onde a cultura oral jorrava através de histórias, causos, anedotas e conversas. Talvez por isso minha literatura use uma linguagem baseada na oralidade. E a segunda infância foi dos 7 aos 14 anos, quando meus pais se separaram e fui com minha mãe morar em outras cidades. Eu prenunciava em minha família o que hoje acontece na maioria das famílias, pois o IBGE já divulgou que a maioria das famílias atuais é composta, ou seja, formada por filhos e pais de mais de um casamento... Depois, aos 16 anos, quando meus pais voltaram a conviver em Londrina, fui expulso do colégio, indo estudar em Marília, SP, onde a gente já tinha morado e onde havia curso Clássico. Morando em hotel, fazendo movimento estudantil e teatro, aqueles dois anos semearam minha formação cultural e política.
PELLEGRINI, D. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br. Acesso em: 16 mar. 2021.
Cada indivíduo se constrói ao longo de sua vida, ganhando novos contornos e se reconstituindo continuamente, como se observa na narração de Domingos Pellegrini. Dos dois anos em que se dividiu a sua infância, o narrador traz para a vida adulta