Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/himalaia-chandrashila-montanhas-3899187/>. Acesso em 29 mar. 2018.
Sobre a formação geológica do Himalaia, entende-se que é
Questões relacionadas
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
De acordo com o geógrafo Jurandyr Ross, “[...] consolidam- se na parte externa da superfície da Terra e por isso passam por um processo de esfriamento rápido. Entre os exemplos mais comuns estão o basalto, o riolito, o fonolito e as obsidianas”.
(Fonte: ROSS, Jurandyr L. Sanches (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p. 40)
Com base na descrição, o autor se refere as
- Geografia | 6.1 Agricultura
COMO A REFORMA AGRÁRIA VEM OCORRENDO NO BRASIL
O processo de reforma agrária com contornos similares aos atuais se iniciou em 1985, sob o governo de José Sarney. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária disponibiliza dados sobre a forma como esse processo vem se dando no Brasil até 2018. No que diz respeito a desapropriações, a reforma agrária ocorreu de forma mais acentuada no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), mas perdeu fôlego já na metade de seu segundo mandato. O governo Lula (2004-2011) realizou muitos assentamentos, sem retomar, no entanto, as desapropriações.
As informações do texto e a comparação dos dados dos gráficos permitem reconhecer um processo socioespacial, para o conjunto do campo brasileiro, cujo efeito é:
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Texto base: Atualmente é muito comum ouvirmos falar de sustentabilidade como uma forma de preservar a vida na Terra.
Enunciado:
Uma sociedade sustentável é aquela que
- Geografia | 3.5 Vegetação
As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.
ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação dococo preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americanode Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A escola onde Marcos estuda fica a certa distância de sua casa. Para chegar até a escola, ele tem as opções 1 e 2 de caminho. A opção 1 é mais curta, porém com relevo muito inclinado. A opção 2 é um pouco mais longa, mas, por ter o trajeto totalmente plano, ele chega mais rápido à escola.
Após observar a ilustração segundo a rosa dos ventos, marque a sequência correta dos pontos cardeais que Marcos deverá seguir para chegar mais rápido à escola.
Atenção: as setas indicam o sentido obrigatório de direção.