Observe a imagem a seguir.
a) Identifique a qual governo a charge está relacionada.
b) Explique qual é a crítica apresentada pelo autor.
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIT) Uma televisão é alimentada por uma tensão de 120V e sua resistência interna é de 10,0Ω. Se essa televisão trabalha com um rendimento de 90%, a corrente elétrica fornecida a essa televisão, em mA, é igual a
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UEFS)
Quando todas as substâncias participantes do equilíbrio químico são gasosas, pode-se utilizar a expressão da constante de equilíbrio, Keq, em termos de concentração em molL−1, porém é mais comum usar as pressões parciais em lugar desse tipo de concentração. Essa expressão pode ser utilizada em relação ao sistema em equilíbrio, representado, mantido em um recipiente fechado sob pressão de 6,0atm, constituído de 0,20mol de SO2 (l), 0,80mol de O2(g) e 1,00mol de SO3(g).
Considerando-se essas informações, é correto afirmar sobre as características desse sistema em equilíbrio químico que a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Em função de mobilizações populares, muitos países começaram a desativar seus programas nucleares. Nos EUA, depois do acidente de Three-Mile Island, 21 dos 125 reatores foram desligados. Na Europa, após Chernobyl, apenas três reatores foram inaugurados. Mesmo com todos esses esforços, chegou-se ao final do século XX com 130 mil toneladas de lixo nuclear.
MERÇON, F.; QUADRAT, S. V. A radioatividade e a história do tempo presente. Revista Química Nova na Escola, n. 19, 2004 (adaptado).
Uma desvantagem em utilizar essa tecnologia para produzir energia está associada à
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(UFRGS) No milho, grãos de coloração púrpura são dominantes em relação a amarelos, e grãos cheios são dominantes em relação a murchos. Do cruzamento entre duas plantas, foi obtida uma prole com as seguintes proporções: 25%de grãos púrpura e cheios;25% de grãos amarelos e cheios; 25% de grãos púrpura e murchos; 25% de grãos amarelos e murchos. Sabendo que uma das plantas parentais era totalmente homozigota, assinale a alternativa correta.