Texto base: Observe o gráfico a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/8aXqTR>. Acesso em: 03 abr. 2015.
Enunciado:
Considerando o contexto histórico no Brasil durante a ditadura militar, o gráfico procura evidenciar que
Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Os bancos de sangue procuram a maior semelhança possível do material doado através da compatibilização dos grupos sanguíneos. A figura 1 representa a posição do estoque dos grupos sanguíneos do banco de sangue do estado da Bahia — Hemoba. Para que seja realizada uma transfusão segura, é necessário conhecer o grupo sanguíneo do doador e do receptor, caso contrário, o receptor corre o risco de ter seu sangue A alternativa que representa a correta transfusão de sangue na Figura 2 é a:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Os componentes mais abundantes encontrados na estrutura molecular da membrana plasmática da célula animal são:
- Química | 1.1 Introdução à Química
O controle de qualidade é uma exigência da sociedade moderna na qual os bens de consumo são produzidos em escala industrial. Nesse controle de qualidade são determinados parâmetros que permitem checar a qualidade de cada produto. O álcool combustível é um produto de amplo consumo muito adulterado, pois recebe adição de outros materiais para aumentar a margem de lucro de quem o comercializa. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o álcool combustível deve ter densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/gm3.
Em algumas bombas de combustível a densidade do álcool pode ser verificada por meio de um densímetro similar ao desenhado abaixo, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes e verifica quando o álcool está fora da faixa permitida. Na imagem, são apresentadas situações distintas para três amostras de álcool combustível.
A respeito das amostras ou do densímetro, pode-se afirmar que
- Biologia
(IMED) A alternativa que contempla a principal novidade evolutiva dos anelídeos em relação aos moluscos, platelmintos, nematelmintos e cnidários é:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Sou leitor da revista e, acompanhando a entrevista da juíza Kenarik Bouijikian, observo que há uma informação passível de contestação histórica. Na página 14, a meritíssima cita que “tivemos uma lei que proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil (Lei Eusébio de Queirós), e sabemos que mais de 500 mil entraram no país mesmo após a promulgação da lei”. Sou professor de História e, apesar de, após a Lei Eusébio de Queirós, de 1850, africanos escravizados terem entrado clandestinamente no país, o número me parece exagerado. É possível que meio milhão de africanos tenham entrado ilegalmente após uma lei antitráfico de 1831, a Lei Feijó, que exatamente por seu não cumprimento passou a ser no anedotário jurídico chamada de “lei para inglês ver”. Como a afirmação está entre parênteses, me parece ter sido uma nota equivocada do entrevistador, e não da juíza entrevistada. De toda sorte, há a ilegalidade do trânsito de escravizados para o Brasil apesar da existência de uma lei restritiva.
J.C.C.
Cult, n. 229, nov. 2017 (adaptado)
A função social da carta do leitor está contemplada nesse texto porque, em relação a uma publicação em edição anterior de uma revista, ele apresenta um(a)