Observe a imagem a seguir.
Disponível em:< https://bit.ly/2XrL2bJ>. Acesso em 23 jun. 2019
Essa Gravura ilustra guerreiros africanos da cultura do Grande Zimbábue se preparando para a guerra, com uma Dança da Guerra. (Angus McBride/Osprey 1977-2007)
A África possui um número imenso de reinos e impérios. Conceitue dois dos impérios relacionado a seguir.
A) O império de Ashanti.
B) O império de Buganda.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia um texto sobre a importância das histórias contadas nas sociedades africanas do passado.
Antes da chegada dos árabes e dos europeus à África Subsaariana (ao Sul do deserto do Saara) – os primeiros em torno do século X e os demais na metade do século XV –, as sociedades africanas da região não conheciam a escrita. Por isso, todo conhecimento era guardado na memória de “especialistas”, os griôs, que transmitiam o que sabiam a seus sucessores. Eles desempenhavam o papel de guardiões das histórias dos reis e de seus grandes feitos; das migrações dos povos; do passado das famílias, e também das explicações sobre a criação e a organização do mundo.
A arte de memorizar narrativas aprendidas com os mais velhos e de contar histórias, prendendo a atenção da plateia, é muito mais desenvolvida nas comunidades em que a palavra escrita e os livros não têm grande presença e função social. E essa é uma marca das sociedades africanas tradicionais.
BADOE, Adwoa. Histórias de Ananse. São Paulo: Edições SM, 2006. p.89 – 90.
A partir da leitura do texto, pode-se concluir que
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
A fluidez da linha
O exercício aqui é analisar e estimular a espontaneidade do traço. Ainda que seja necessário seguir o padrão, o aluno estará privado de uma visão crítica, deixando que o corpo trabalhe mais que seu olhar.
Padrões de linha para o exercício de continuidade.
Imagem criada pela autora.
Materiais
- Venda para os olhos, uma para cada criança
- Lápis grafite
- Papel com gramatura pequena
Procedimentos
1.º Distribuir papéis com padrões de linhas – um papel para cada criança.
2.º Pedir aos alunos que observem atentamente os desenhos no papel que receberam.
3.º Com os olhos vendados, lápis em punho e o papel diante de si, o aluno deve seguir o padrão iniciado. Primeiro com a mão esquerda e depois com a mão direita.
4.º Retirar a venda e avaliar a atividade com os colegas.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
As algas marinhas podem ser utilizadas para reduzir a contaminação por metais pesados em ambientes aquáticos. Elas podem funcionar como uma “esponja biológica”, absorvendo esses poluentes. Dentro das células dessas algas, esses metais são imobilizados no vacúolo por mecanismos bioquímicos.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 nov. 2011 (adaptado).
Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFRGS) A figura abaixo apresenta o diagrama da pressão p(Pa) em função do volume de um sistema termodinâmico que sofre três transformações sucessivas: XY, YZ e ZX.
O trabalho total realizado pelo sistema após as três transformações é igual a
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FCMMG) Medicamentos homeopáticos baseiam-se no princípio Hipocrático “similia similibus curantur”, ou seja, semelhante cura semelhante, ao passo que, na medicina tradicional, a cura é baseada no princípio Hipocrático “contraria contrariis”, com medicamentos contrários.
Baseando-se nessas informações, indique o medicamento que NÃO é utilizado segundo o princípio homeopático (semelhante à doença):