Leia a tirinha e responda
CITE os problemas ambientais que podemos observar na tirinha.
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Os registros fotográficos de Yard e DeepWalls apresentam uma característica comum a muitas obras de arte contemporânea, que se traduz no convite à
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(IFAL) Uma determinada escola paga para o seu Diretor o salário de R$ 1.800,00 e para os professores o de R$ 1.200,00 neste ano de 2015. Nas negociações trabalhistas, o salário do Diretor, em 2016, será R$ 1.980,00. Sabendo que o salário dos professores será reajustado na mesma proporção, qual será o salário dos professores em 2016?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
“É dia da criança e coisa e tal, mas o trabalho infantil ainda é realidade para 1,4 milhão de menores de 14 anos”. O texto a seguir é um exemplo claro disso. A criança queria ganhar um carrinho para brincar, e não um carrinho para trabalhar.
Disponível em: http://www.ivancabral.com/2008/10/charge-do-dia-carrinho.html. Acesso em: 18 mar. 2013
Escreva, no espaço a seguir, três frases relacionadas aos direitos das crianças. Observe o texto acima e também a placa ao lado.
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: .
Enunciado:
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o conseqüente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário e Oswald de Andrade na literatura, Víctor Brecheret na escultura e Anita Malfatti na pintura.
O movimento modernista eclodiu em um contexto repleto de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais. Em meio a este redemoinho histórico surgiram as vanguardas artísticas e linguagens liberadas de regras e de disciplinas. A Semana, como toda inovação, não foi bem acolhida pelos tradicionais paulistas, e a crítica não poupou esforços para destruir suas idéias, em plena vigência da República Velha, encabeçada por oligarcas do café e da política conservadora que então dominava o cenário brasileiro. A elite, habituada aos modelos estéticos europeus mais arcaicos, sentiu-se violentada em sua sensibilidade e afrontada em suas preferências artísticas.
A nova geração intelectual brasileira sentiu a necessidade de transformar os antigos conceitos do século XIX. Embora o principal centro de insatisfação estética seja, nesta época, a literatura, particularmente a poesia, movimentos como o Futurismo, o Cubismo e o Expressionismo começavam a influenciar os artistas brasileiros. Anita Malfatti trazia da Europa, em sua bagagem, experiências vanguardistas que marcaram intensamente o trabalho desta jovem, que em 1917 realizou a que ficou conhecida como a primeira exposição do Modernismo brasileiro. Este evento foi alvo de escândalo e de críticas ferozes de Monteiro Lobato, provocando assim o nascimento da Semana de Arte Moderna.
O catálogo da Semana apresenta nomes como os de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Yan de Almeida Prado, John Graz, Oswaldo Goeldi, entre outros, na Pintura e no Desenho; Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, na Escultura; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, na Arquitetura. Entre os escritores encontravam-se Mário e Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, e outros mais. A música estava representada por autores consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernani Braga e Frutuoso Viana.
Em 1913, sementes do Modernismo já estavam sendo cultivadas. O pintor Lasar Segall, vindo recentemente da Alemanha, realizara exposições em São Paulo e em Campinas, recepcionadas com uma certa indiferença. Segall retornou então à Alemanha e só voltou ao Brasil dez anos depois, em um momento bem mais propício. A mostra de Anita Malfatti, que desencadeou a Semana, apesar da violenta crítica recebida, reunir ao seu redor artistas dispostos a empreender uma luta pela renovação artística brasileira. A exposição de artes plásticas da Semana de Arte Moderna foi organizada por Di Cavalcanti e Rubens Borba de Morais e contou também com a colaboração de Ronald de Carvalho, do Rio de Janeiro. Após a realização da Semana, alguns dos artistas mais importantes retornaram para a Europa, enfraquecendo o movimento, mas produtores artísticos como Tarsila do Amaral, grande pintora modernista, faziam o caminho inverso, enriquecendo as artes plásticas brasileiras.
A Semana não foi tão importante no seu contexto temporal, mas o tempo a presenteou com um valor histórico e cultural talvez inimaginável naquela época. Não havia entre seus participantes uma coletânea de idéias comum a todos, por isso ela se dividiu em diversas tendências diferentes, todas pleiteando a mesma herança, entre elas o Movimento Pau-Brasil, o Movimento Verde-Amarelo e Grupo da Anta, e o Movimento Antropofágico. Os principais meios de divulgação destes novos ideais eram a Revista Klaxon e a Revista de Antropofagia.
O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
http://www.infoescola.com/artes/semana-de-arte-moderna/
No livro didático da coleção de Arte, a Semana de Arte Moderna de 22 é mencionada, justificando uma ruptura na arte brasileira que deixou de seguir os modelos europeus em detrimento de uma valorização dos símbolos da cultura brasileira. Converse com a turma sobre esse tema do livro e peça aos alunos que pesquisem um pouco mais sobre o assunto em livros, revistas, jornais e internet. Depois das informações coletadas abra um espaço para compartilharem esse material, enfatize a importância de observarem as obras de arte daquela época, as cores e formas utilizadas, e os temas.
Di Cavalcanti, Mulheres protestando
Faça junto com os alunos uma lista de temas bem brasileiros utilizados pelos artistas modernistas. Proponha a realização de uma oficina de temas brasileiros para desenvolver através de técnicas artísticas como colagem, pintura com guache, giz de cera, mosaico de sementes ou macarrões coloridos. Oriente-os a fazerem um esboço em desenho previamente, e a escolherem o suporte e os meios para a realização do trabalho seguindo a concepção da arte revolucionária da Semana de Arte Moderna.
Depois de prontos os trabalhos, organize com a turma uma exposição de trabalhos modernistas.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.
ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. Nova York: Garland Publisher, 2008.
Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?