Este rio era morto, mas hoje está despoluído graças à iniciativa privada e aos governos dos países banhados por suas águas. Ele nasce na Suíça, flui em direção à Áustria, passando por Liechtenstein, França, Alemanha e Países Baixos, desaguando no Mar do Norte. Esse rio cumpre um papel importante na integração regional por ser uma hidrovia de grande relevância para o escoamento da produção europeia.
Assinale a alternativa que indica o rio descrito no enunciado e mostrado no mapa acima.
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIME)
O coeficiente de solubilidade corresponde à máxima quantidade de soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente, a uma dada temperatura e pressão. A influência da temperatura na solubilidade é determinada por estudos experimentais e depende do estado físico e do tipo de substâncias químicas presentes na solução. A partir desses estudos é possível construir as curvas de solubilidade, a exemplo das apresentadas no gráfico, que mostram a variação da solubilidade do nitrato de chumbo(II) e do nitrato de potássio, do cloreto de sódio e do sulfato de cério, com o aumento da temperatura e pressão constante.
Com base na análise das informações do texto e do gráfico e admitindo-se a densidade da água igual a 1,0g ml−1, a 20°C, é correto concluir:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Raquel estava brincando com a calculadora. Ela digitou alguns dígitos e apareceu o número 43 no visor. O que ela deve fazer para transformar o algarismo 4 em um algarismo 6?Raquel estava brincando com a calculadora. Ela digitou alguns dígitos e apareceu o número 43 no visor. O que ela deve fazer para transformar o algarismo 4 em um algarismo 6?
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
O bit na galáxia de Gutenberg
Neste século, a escrita divide terreno com diversos meios de comunicação. Essa questão nos faz pensar na necessidade da “imbricação, na coexistência e interpretação recíproca dos diversos circuitos de produção e difusão do saber...”.
É necessário relativizar nossa postura frente às modernas tecnologias, principalmente à informática. Ela é um campo novidativo, sem dúvida, mas suas bases estão nos modelos informativos anteriores, inclusive, na tradição oral e na capacidade natural de simular mentalmente os acontecimentos do mundo e antecipar as consequências de nossos atos. A impressão é a matriz que deflagrou todo esse processo comunicacional eletrônico. Enfatizo, assim, o parentesco que há entre o computador e os outros meios de comunicação, principalmente a escrita, uma visão da informática como um “desdobramento daquilo que a produção literária impressa e, anteriormente, a tradição oral já traziam consigo”.
NEITZEL, L. C. Disponível em: www.geocities.com. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
Ao tecer considerações sobre as tecnologias da contemporaneidade e os meios de comunicação do passado, esse texto concebe que a escrita contribui para uma evolução das novas tecnologias por
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO) MANDIOCA - mais um presente da Amazônia
Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações da Manihot utilissima podem variar de região, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional:pão-de-pobre - e por motivos óbvios.Rica em fécula, a mandioca - uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses - é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África.O melhor do Globo Rural. Fev. 2004 (fragmento).
De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que:
- Física
Quantidade de movimento
Um artefato explosivo é lançado do solo com velocidade inicial v0 fazendo um ângulo de 30° com a horizontal. Após 3,0 segundos, no ponto mais alto de sua trajetória, o artefato explode em duas partes iguais, sendo que uma delas (fragmento A) sofre apenas uma inversão no seu vetor velocidade. Desprezando a resistência do ar, qual a distância, em metros, entre os dois fragmentos quando o fragmento A atingir o solo?
Dados:
sen 30°=0,5
Cos 30°=0,9
g= 10 m/s2