Leia o trecho a seguir.
Política de valorização do café: Conjunto de medidas adotadas pelo poder público durante a Primeira República como forma de assegurar ao setor cafeeiro brasileiro condições para enfrentar a queda de preços do produto no mercado internacional.
Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/glossario/politica_de_valorizacao_do_cafe>. Acesso em: 16 out. 2012.
A política de valorização do café durante a República Oligárquica
Questões relacionadas
- Matemática | 13.1 Noções Primitivas
Para se transpor um curso de água ou uma depressão de terreno pode-se construir uma ponte.
Na imagem, vemos uma ponte estaiada, um tipo de ponte suspensa por cabos (estais) fixados em mastros.
O esquema apresenta parte da estrutura de uma ponte estaiada do tipo denominado harpa, pois os estais são paralelos entre si. Cada estai tem uma extremidade fixada no mastro e a outra extremidade no tabuleiro da ponte (onde estão as vias de circulação).
De acordo com as informações relativas ao esquema, o número máximo de estais que estão fixados do ponto A ao ponto B e que têm a outra extremidade na semirreta BC é:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UESB) O astato é um elemento químico radioativo que é encontrado nos minérios de urânio e de tório em pequenas quantidades. O astato 210,
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST 2020 1º FASE) Um equipamento de bungee jumping está sendo projetado para ser utilizado em um viaduto de 30 m de altura. O elástico utilizado tem comprimento relaxado de 10 m. Qual deve ser o mínimo valor da constante elástica desse elástico para que ele possa ser utilizado com segurança no salto por uma pessoa cuja massa, somada à do equipamento de proteção a ela conectado, seja de 120 kg?
Note e adote:
- Despreze a massa do elástico, as forças dissipativas e as dimensões da pessoa;
- Aceleração da gravidade = 10 m/s2.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A maior utilidade do Grêmio para mim era a biblioteca. Uma coleção de quinhentos a seiscentos volumes de variado texto, zelados pela vigilância cerberesca do Bento Alves, bibliotecário, eleito de voto unânime. Alves era da associação como quase todos os alunos do curso superior. Filiava-se ao grupo simpático dos silenciosos, usufruindo os lucros da circunstância de não ser do regimento a taramela obrigatória. Fora da biblioteca, os seus serviços aos intuitos do Grêmio resumiam-se no apoiado! consciencioso e firme, à disposição sempre da melhor ideia em questões elevadas, e do mais sábio alvitre em questões de ordem. Alguns rapazes, não do Grêmio, e que não houvessem, nas letras, manifestado gramaticalmente notável jeito para a conjugação sub-reptícia do verbo adquirir, podiam obter do presidente o direito de ingresso na sala dos livros. Eu, como amigo que era das bonitas páginas impressas, apresentei candidatura. E como não divertia bastante o jogo da barra ao sol, nem o rapa-tira-deixa-põe das penas de aço e das carrapetas, nem o correr à panelinha das bolas de vidro espiraladas de cores, fez-se-me a biblioteca a recreação habitual.
POMPÉIA, R. O Ateneu. São Paulo: Martin Claret, 2013.
Um dos romances mais aclamados de Raul Pompeia é “O Ateneu”, publicado em 1888, cujo narrador encontra no colégio a diversidade dos tipos sociais. A personagem Bento Alves, o bibliotecário apresentado no fragmento do romance, representa a caricatura dos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia a fábula a seguir para responder as questões 1, 2 e 3.
Quem conta a história é um narrador