Leia a história em quadrinhos apresentada abaixo.
1.Por que Armandinho, personagem dessa história em quadrinhos, se mostrava preocupado com sua mãe?
2.Afinal, o que Armandinho fez?
3.Qual foi a reação de sua mãe?
4.Por que, no último quadrinho, o menino afirma que devia ter colocado mais almofadas?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 20.1 Medida de Comprimento
A régua, a seguir, foi graduada em centímetros.
1. Escreva a medida, em centímetros, de cada objeto.
2. Qual desses objetos mede mais?
3. Qual desses objetos mede menos?
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Superinteressante, n. 290, abr. 2011 (adaptado).
No processo de criação da capa de uma revista, é parte importante não só destacar o tema principal da edição, mas também captar a atenção do leitor. Com essa capa sobre os desastres naturais, desperta-se o interesse do leitor ao se apresentar uma ilustração com impacto visual e uma parte verbal que agrega ao texto um caráter:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FASA) A partir de experiências do dia a dia, têm-se a impressão que a luz se propaga instantaneamente. Entretanto, a luz viaja com uma velocidade muito grande, mas finita e igual a 3. 105 km/s.
Com base nos conhecimentos sobre Óptica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A formação das sombras comprova o princípio de propagação retilínea da luz.
( ) A distância entre o Sol e a Terra, sendo de, aproximadamente, 148 milhões de quilômetros, a luz do Sol chega à Terra após 0,4 min.
( ) Uma lente convergente de raio de curvatura 20,0 cm projeta de um objeto colocado a 15,0 cm de distância uma imagem real a 6,0 cm dela.
( ) No mesmo instante em que um objeto de 21,6 m de altura produz uma sombra projetada de 1,8 m, um poste de 4,8 m de altura projeta uma sombra de 40,0 cm.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Química | 2.3 Termoquímica
O formol, uma solução de metanal (CH2O, massa molar igual a 30 g/mol), frequentemente utilizado em cosméticos, vem sendo substituído pelo ácido glioxílico. No entanto, a decomposição térmica desse ácido também acarreta a formação de metanal, de acordo com a equação:
Sendo conhecidas as energias das ligações C – C (348 kJ/mol), C = O (744 kJ/mol), C – H(413 kJ/mol), C–O(357 kJ/mol) e O – H (462 kJ/mol) é possível calcular que a decomposição do ácido glioxílico possui uma variação de entalpia em kJ/g de metanal, mais próximo de
- Língua Portuguesa | B. Classes de Palavras
“Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos
A poesia falada e apresentada para
grandes plateias não é um fato novo,
porém, a grande diferença é que hoje a
poesia falada se apresenta para o povo e
[150] não para uma elite — estamos falando da
poesia slam. Essa palavra surgiu em
Chicago, em 1984, e hoje a poetry slam,
como é chamada, é uma competição de
poesia falada que traz questões da
[155] atualidade para debate. slam é uma
expressão inglesa cujo significado se
assemelha ao som de uma “batida” de porta
ou janela, “algo próximo do nosso ‘pá!’ em
língua portuguesa”, explica Cynthia Agra de
[160]Brito Neves, em artigo recém-publicado na
revista Linha D’Água. Nas apresentações de
slam o poeta é performático e só conta com
o recurso de sua voz e de seu corpo.
A poetry slam, também chamada
[165] “batalha das letras”, tornou-se, além de um
acontecimento poético, um movimento
social, cultural e artístico no mundo todo,
um novo fenômeno de poesia oral em que
poetas da periferia abordam criticamente
[170] temas como racismo, violência, drogas,
entre outros, despertando a plateia para a
reflexão, tomada de consciência e atitude
política em relação a esses temas. Os
campeonatos de poesias passam por etapas
[175] ao longo do ano, de fevereiro a novembro,
são compostos de três rodadas e o
vencedor, escolhido por cinco jurados da
plateia, é premiado com livros e participa
do Campeonato Brasileiro de Slam (Slam
[180] Br). O poeta vencedor dessa etapa
competirá na Copa do Mundo de Slam,
realizada todo ano em dezembro, na
França.
Os campeonatos de slam no Brasil
[185] foram introduzidos por Roberta Estrela
D’Alva, a slammer (poetisa) brasileira mais
conhecida pela mídia e que conquistou o
terceiro lugar na Copa do Mundo de Poesia
Slam 2011, em Paris. Outra presença
[190] expressiva no assunto é Emerson Alcalde,
fundador do Slam da Guilhermina,
entrevistado pela autora em maio deste ano
na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (FFLCH) da USP. Segundo ele,
[195] “promover a poesia oral, falar poesias, ler,
escrever, promover batalhas de
performances poéticas, é transformar os
slams em linguagem” e, pensando nisso,
levou o slam às escolas, pois “poesia é
[200] educação”.
(...) O slam é um grito, atitude de
“reexistência”, termo criado com a fusão
das palavras existência e resistência, de
acordo com a professora Ana L. S. Souza. O
[205] artigo ressalta também a importância de se
levar os slams para as escolas, na medida
em que forma alunos leitores e escritores
conscientes, dispostos a reivindicarem
mudanças educacionais e sociais.
[210] É fundamental o papel da escola na
disseminação dos “slams”, pois por meio
deles os alunos expressam “seus modos de
existir” e suas reivindicações por “uma
cultura jovem, popular, negra e pobre, de
[215] moradores da periferia, bem diferentes do
gosto canônico, branco e de classe média”.
Ao recriarem a cultura oficialmente escolar
letrada, esses alunos se tornam “agentes de
letramentos de reexistência”, e os slams,
[220] dessa maneira, são seus porta-vozes, pelos
quais demonstram sua revolta, sua
identidade e resistência. A autora finaliza
afirmando que “é preciso resistir para
existir. Poesia é reexistência”, enfatizando o
[225] desafio com que se deparam as escolas
diante dessa nova poesia contemporânea.
Adaptado de NEVES, Cynthia Agra de Brito. “Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos. Disponível em https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/slam-evoz-de-identidade-e-resistencia-dos-poetascontemporaneos/ Acesso em 14 de setembro de 2021.
No trecho “A poetry slam, também chamada ‘batalha das letras’, tornou-se, além de um acontecimento poético, um movimento social, cultural e artístico no mundo todo” (linhas 164-167), os termos destacados apresentam a ideia de