Superinteressante, n. 290, abr. 2011 (adaptado).
No processo de criação da capa de uma revista, é parte importante não só destacar o tema principal da edição, mas também captar a atenção do leitor. Com essa capa sobre os desastres naturais, desperta-se o interesse do leitor ao se apresentar uma ilustração com impacto visual e uma parte verbal que agrega ao texto um caráter:
Questões relacionadas
- Biologia
Alguns grupos de pesquisa brasileiros estão investigando bactérias resistentes a íons cloreto, como Thiobacillus prosperus, para tentar compreender seu mecanismo de resistência no nível genético e, se possível, futuramente transferir genes relacionados com a resistência a íons cloreto para bactérias não resistentes usadas em biolixiviação (um tipo de biorremediação de efluentes), como Acidithiobacillus ferrooxidans. Considerando as principais técnicas utilizadas atualmente em biologia molecular e engenharia genética, a transferência de genes específicos de uma espécie de bactéria para outra deve ser feita através:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A pressão atmosférica pode ser entendida como sendo a “ação do peso” do próprio ar.
O fato é que o ser humano está tão acostumado à invisibilidade do ar que nem o sente e, muitas vezes, esquece que ele é matéria, tem massa e ocupa lugar no espaço. A razão para isso é que a pressão dentro do corpo do ser humano se equilibra com a pressão que o ar exerce sobre ele. Assim, só perceberá a pressão atmosférica se esta aumentar ou diminuir sensivelmente.
Quando se sobe distanciando da superfície da Terra, o ar vai se tornando cada vez mais rarefeito.
Para se ter uma ideia, ao nível do mar, 1 m 3 de ar possui cerca de 1,25 kg de massa. A 10 km de altura, esse mesmo 1 m 3 de ar possui cerca de 0,4 kg. Conclui-se, portanto, que a pressão atmosférica diminui com a altitude.
Ao nível do mar, quando enchemos de ar um balão, “empurramos” ar para dentro dele. Este ar empurra as paredes elásticas do balão e dão a ele um formato ovalado.
Se esse balão, enchido aqui na superfície da Terra, fosse levado a um local a 10 km de altura, o que possivelmente poderia acontecer a ele?
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Um pêndulo simples, de comprimento de 100 cm executa uma oscilação completa em 6s, num determinado local. Para que esse mesmo pêndulo, no mesmo local, execute uma oscilação completa em 3s, seu comprimento deverá ser alterado para:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
(IFSP) A figura mostra uma peça feita em 1587 por Stefano Buonsignori, e está exposta no Museu Galileo, em Florença, na Itália. Esse instrumento tem a forma de um dodecaedro regular e, em cada uma de suas faces pentagonais, há a gravação de um tipo diferente de relógio.
Em 1758, o matemático Leonard Euler (1707-1783) descobriu o teorema conhecido por relação de Euler: em todo poliedro convexo com V vértices, A arestas e F faces, vale a relação V-A+F=2. Ao se aplicar a relação de Euler no poliedro da figura, o número de arestas não visíveis é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em um jogo on-line, cada jogador procura subir de nível e aumentar sua experiência, que são dois parâmetros importantes no jogo, dos quais dependem as forças de defesa e de ataque do participante. A força de defesa de cada jogador é diretamente proporcional ao seu nível e ao quadrado de sua experiência, enquanto sua força de ataque é diretamente proporcional à sua experiência e ao quadrado do seu nível. Nenhum jogador sabe o nível ou a experiência dos demais.
Os jogadores iniciam o jogo no nível 1 com experiência 1 e possuem força de ataque 2 e de defesa 1. Nesse jogo, cada participante se movimenta em uma cidade em busca de tesouros para aumentar sua experiência. Quando dois deles se encontram, um deles pode desafiar o outro para um confronto, sendo o desafiante considerado o atacante. Compara-se então a força de ataque do desafiante com a força de defesa do desafiado e vence o confronto aquele cuja força for maior. O vencedor do desafio aumenta seu nível em uma unidade. Caso haja empate no confronto, ambos os jogadores aumentam seus níveis em uma unidade.
Durante um jogo, o jogador J1, de nível 4 e experiência 5, irá atacar o jogador J2, de nível 2 e experiência 6.
O jogador J1, venceu esse confronto porque a diferença entre sua força de ataque e a força de defesa de seu oponente era