Leia o poema a seguir:
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,(...)
E se somos Severino,
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é morte de que se morre,
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia (...)
MELLO NETO, João Cabral. Morte e vida Serevina. Auto de Natal Pernambucano. 1956. (Fragmento). Disponível em: <http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp>. Acesso em: 20 jul. 2013.
No Brasil, entre os anos de 1940 e 1950, o campo das artes adquiriu novos contornos e finalidades. O poema de João Cabral de Mello Neto é um exemplo da:
Questões relacionadas
- Química
Indique a opção onde são apresentadas as substâncias que podem compor uma solução-tampão ácida.
- História | 1.2 Início da Colonização
Tão bem há muito pau-brasil nestas Capitanias de que os mesmos moradores alcançam grande proveito: o qual pau se mostra claro ser produzido da quentura do Sol, e criado com a influência de seus raios, porque não se acha se não debaixo da tórrida Zona, e assim quando mais perto está da linha Equinocial, tanto é mais fino e de melhor tinta; e esta é a causa porque o não há na Capitania de São Vicente nem daí para o Sul.
GÂNDAVO, P. M. Tratado da Terra do Brasil. História da Província Santa Cruz. Belo Horizonte. Itatiaia, 1980 (adaptado).O registro efetuado pelo cronista nesse texto harmonizase com a seguinte iniciativa do período inicial da colonização portuguesa: - Geografia | 5.3 Urbanização
(UCS) Leia a letra da música Rodo Cotidiano, do grupo O Rappa a seguir.
Rodo Cotidiano
(Marcelo Falcão, Marcos Lobato, Marcelo Lobato)
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x)
A ideia lá comia solta
Subia a manga amarrotada social
No calor alumínio, não tinha caneta nem papel
E uma ideia fugia
Era o rodo cotidiano (2x)
O espaço é curto quase um curral
Na mochila amassada uma quentinha abafada
Meu troco é pouco, é quase nada (2x)
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (4x)
Não se anda por onde gosta
Mas por aqui não tem jeito, todo mundo se encosta
Ela some, ela no ralo de gente
Ela é linda mas não tem nome
É comum e é normal
Sou mais um no Brasil da Central
Da minhoca de metal que corta as ruas
Da minhoca de metal
Como um Concorde apressado cheio de força
Voa, voa pesado que o ar
E o avião, o avião, avião do trabalhador
Ô Ô Ô Ô Ô My Brother (6x)
Disponível em:html#ixzz3C5EtB8MS>.Acesso em: 01 set. 14. (Adaptado)
Assinale a alternativa que melhor explicita a relação com o espaço urbano.
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu”, do texto íntimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto.
COELHO, M. Montaigne. São Paulo: Publifolha, 2001 (adaptado).
O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Texto base: Leia, a seguir, a entrevista do jogador de futebol Messi, considerado o melhor jogador do mundo no ano de 2009 Texto: Maria Carolina Cristianini Que Messi é um dos melhores jogadores do mundo, todos sabem. Mas talvez poucos tenham ideia de como a carreira desse argentino começou no Barcelona. Aos 11 anos, Messi descobriu que um problema de saúde dificultava o desenvolvimento de seus ossos. O tratamento para a doença era caro e, como os pais do garoto não tinham dinheiro para pagá-lo, decidiram tentar a vida em outro país: a Espanha. Foi graças a essa viagem que a vida de Messi mudou de uma vez. Ele logo foi aceito como jogador pelo Barcelona e ainda conseguiu que o clube pagasse o tratamento médico. Foi o início de uma carreira incrível! Leia a entrevista que fizemos com o supercraque: RECREIO: Do que você mais gosta no Brasil? Messi: Tudo! Especialmente as praias e as pessoas, que são muito parecidas com o meu povo argentino. RECREIO: No Brasil, você gosta de algum jogador em especial? Messi: Admiro muitos jogadores como Ronaldo, Deco, Cafu, Silvinho, entre tantos outros. RECREIO: Qual era a sua brincadeira favorita na infância? Messi: Brincar com bola e, é claro, o futebol. RECREIO: Por que você decidiu ser um jogador de futebol? Messi: Porque foi isso que eu sempre fiz na vida e algo que eu sempre gostei, desde que era um garotinho. RECREIO: Qual é a melhor memória que você tem de um jogo de futebol? Messi: A primeira partida profissional que fiz na vida sempre me traz as melhores lembranças. Também gosto de me lembrar da final da Liga dos Campões de 2009. RECREIO: E quais são as piores lembranças? Messi: Sem dúvida, os momentos em que me machuquei. RECREIO: E qual foi o gol mais bonito que você já viu? Messi: Acho que foi o do Maradona contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986, por causa da importância para aquele momento em que a seleção disputava as quartas-de-final. RECREIO: Qual era a sua matéria preferida na escola? Messi: Educação física. RECREIO: Que tipo de música você gosta de ouvir? Messi: Eu gosto de muitas coisas, mas adoro cumbia, uma música típica da Colômbia. RECREIO: Você tem animais de estimação? Messi: Tenho um cachorro. RECREIO: Que conselho você daria para quem não é muito bom em futebol, mas gosta de jogar? Messi: Que continue jogando, mas não se esqueça de estudar. RECREIO: Você sabia que tem muitos fãs no Brasil, apesar da rivalidade com a Argentina? Mande uma mensagem para eles. Messi: Eu sei que existem pessoas no Brasil que torcem pelo Barcelona e que sempre me tratam muito bem. Obrigado pelo amor que vocês me dão sempre que vou ao Brasil ou encontro com brasileiros pelo mundo. Ficha do craque
- Nome: Lionel Andrés Messi
- Apelidos: Leo, Lio e La Pulga
- Data de nascimento: 24 de junho de 1987
Disponível em: <http://www.recreio.com.br/fique-ligado/messi-diz-que-gostaria-de-jogar-no-sao-paulo-e-no-corinthians> Acesso em: 21 mar.2013.
Enunciado:
Explique por que o texto apresentado se encaixa no gênero textual entrevista.