(FUVEST 2005 1ª FASE) Leia os itens abaixo.
I. vegetação de tundra
II. vegetação de taiga
III. recursos hídricos
IV. latossolos
V. petróleo
VI. carvão
Assinale a alternativa que destaca corretamente recursos naturais importantes para o fortalecimento da economia do Canadá no século XX.
Questões relacionadas
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Os polissomos são formados basicamente por uma molécula de RNAm (RNA mensageiro), associada a um determinado número de ribossomos. Nas células eucarióticas, os polissomos podem ser encontrados livres no citoplasma ou ligados à membrana do retículo endoplasmático.
Quantos tipos de proteína, em um polissomo livre formado com oito ribossomos, serão sintetizados nos eucariotos?
- Matemática | B. Regra de Três
No primeiro trimestre de 2009, uma concessionária vendeu 3.900 automóveis, sendo que em fevereiro foram vendidos 1.260 veículos, ou seja, 5% a mais que em janeiro. O número de carros vendidos em março foi
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
O leite materno é indispensável para a nutrição adequada do bebê, mas pode transmitir a este doenças da mãe, como a aids e o mal de Chagas. A pasteurização caseira do leite é uma forma de eliminar esse risco e nada mais é do que fervê-lo até 71 °C por 15 segundos para eliminar microorganismos nocivos. O controle de temperatura tem que ser bem rígido para que a operação funcione. “Se” o leite não for aquecido o suficiente, bactérias e vírus perigosos podem não ser destruídos. Se for aquecido demais, pode destruir as proteínas e anticorpos que são críticos para a saúde do bebê, especialmente recém-nascidos”, explica Israel Kiersten, diretora do programa de amamentação.
Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em: 18 ago. 2019. (adaptado)
No procedimento descrito no texto, o controle da elevação da temperatura é fundamental, pois as proteínas presentes no leite, importantes para o bebê, são perdidas devido ao processo de
- História | 2.3 Segundo Reinado
Quando as elites de cada região do país procuraram estabelecer sua autonomia em relação ao governo central, elas se confrontaram com o espectro de uma anarquia social. Em uma sociedade escravocrata, a possibilidade de tal desordem ameaçava tudo. Líderes locais apoderaram-se da legitimidade que a Monarquia oferecia como uma tábua de salvação, e o Estado monárquico central que eles construíram os trouxe à terra firme. Os vínculos que se seguiram entre as várias regiões levaram a um sentimento de solidariedade. O Estado, portanto, fomentou a emergência de uma nação única: o Brasil.
GRAHAM, R. Construindo uma nação no Brasil do século XIX: visões novas e antigas sobre classe, cultura e Estado. Diálogos (UEM), n. 1, 2001 (adaptado).
A aliança entre as elites regionais e o Estado monárquico resultou na
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNICENTRO) Pesquisadores têm visitado locais no Oceano Atlântico Norte ocidental e no Mar do Caribe, por mais de duas décadas, para melhor entender os grandes acúmulos de plástico que se formaram nessa região. Os pesquisadores da Associação de Educação Marinha (SEA, em inglês), do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI) e da UniversityofHawai (UH) descobriram, dentre outras coisas, que a quantidade de plástico coletada pelas redes dos pesquisadores permaneceu bastante estável no decorrer dos anos, apesar da elevada produção e consumo de plástico da sociedade, de acordo com uma pesquisa publicada em Science Express.
(PESQUISA tenta..., 2010)
Com base nos dados obtidos nessa pesquisa, pode-se inferir que: