A Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1904, foi um protesto do povo contra as medidas governamentais do Presidente Rodrigues Alves.
EXPLIQUE as motivações e o desfecho desta Revolta.
Questões relacionadas
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(PUCMG) O gráfico apresenta as variações de três parâmetros adaptativos de músculo estriado esquelético após algum tempo de treinamento físico aeróbico.
Com base na análise dos resultados e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
- Matemática | 3.4 Modular
Considere a função f: R " R, definida por . Dentre as alternativas a seguir, uma equação que também define a função f é
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
La Sala II de la Cámara de Casación Penal ordenó que Marcela y Felipe Noble Herrera, los hijos adoptivos de la dueña de Clarín, se sometan “a la extracción directa, con o sin consentimiento, de mínimas muestras de sangre, saliva, piel, cabello u otras muestras biológicas” que les pertenezcan de “manera indubitable” para poder determinar si son hijos de desaparecidos. El tribunal, así, hizo lugar a un reclamo de las Abuelas de Plaza de Mayo y movió un casillero una causa judicial que ya lleva diez años de indefinición. Sin embargo, simultáneamente, fijó un límite y sólo habilitó la comparación de los perfiles genéticos de los jóvenes con el ADN de las familias de personas “detenidas o desaparecidas con certeza” hasta el 13 de mayo de 1976, en el caso de Marcela, y hasta el 7 de julio del mismo año en el de Felipe. La obtención del material genético no será inmediata, ya que algunas de las partes apelarán y el tema inevitablemente desembocará a la Corte Suprema, que tendrá la palabra final sobre la discusión de fondo.
“Es una de cal y otra de arena, es querer quedar bien con Dios y con el diablo”, resumió la presidenta de Abuelas, Estela Carlotto, su primera impresión de la resolución que firmaron Guillermo Yacobucci, Luis García y Raúl Madueño. Aun así la evaluó como “un paso importante” porque determina que “sí o sí la extracción de sangre o de elementos que contengan ADN debe proceder’. “Lo que nos cayó mal”, acotó, es “la limitación” temporal que permitirá que la comparación se haga sólo con un grupo de familias. “Seguimos con la historia de que acá hay de primera y de segunda. ¿Por qué todos los demás casos siempre se han comparado con el Banco (de Datos Genéticos) completo y en éste no?”, se preguntó.
HAUSER, I. Disponível em: www.pagina12.com.ar. Acesso em: 30 maio 2016.
Nessa notícia, publicada no jornal argentino Página 12, citam-se comentários de Estela Carlotto, presidente da associação Abuelas de Plaza de Mayo, com relação a uma decisão do tribunal argentino. No contexto da fala, a expressão “una de cal y otra de arena” é utilizada para
- História | 2.1 Primeiro Reinado
TEXTO I
DEBRET, J.-B. Barbeiros ambulantes, aquarela sobre papel, 18,7 x 23 cm, Rio de Janeiro, 1826.
TEXTO II
“[Os barbeiros] vagueiam desde manhã nos pontos de desembarque, nos cais, ruas e praças públicas (…), certos de encontrar clientes entre os negros de ganho, carregadores, moços de recados, pedreiros, carpinteiros, marinheiros e as quitandeiras.
Vagabundos na aparência são, no entanto, obrigados a comparecer, duas vezes ao dia, ao seu dono senhor para fazer sua refeição e entregar o fruto de seu trabalho […].
Os chapéus dos jovens barbeiros, datam da época da fundação do Império Brasileiro [1822]. Naquele momento de entusiasmo nacional, introduziu-se o gosto pelas coisas militares em todas as classes da população e os negros transformaram o chapéu de palha grotesco; uma pena de pássaro substitui o penacho do uniforme. O outro chapéu é também de palha, pintado a óleo com as cores imperiais, verde e amarelo”.
DEBRET, J.-B. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Rio de Janeiro: Garnier, 2008. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br. Acesso em: 21 fev. 2022. VOT2022
O pintor francês, Jean-Baptiste Debret viveu no Brasil entre 1816 e 1831, retratando cenas do cotidiano e fazendo comentários sobre o a nação que vivia uma transição política. Na visão do artista, o Brasil
- História | 6.01 Revolução Francesa
(ULBRA) “Eram filhas de pequenos camponeses e artesãos, e tinham apelidos como Felicité Vai-de-bom-coração ou Maria Cabeça-de-pau. A maioria era muito jovem, como Ana Quatro-vinténs, que se alistou aos 13 anos, e aos 16 servia na artilharia montada. As irmãs Fernig, com 17 e 22 anos, foram exceções: eram nobres e combateram vestidas de homem no Exército do general Dumouriez (1739-1823), na fronteira da atual Bélgica. Fora da batalha, passeavam com roupas de mulher e carabina ao ombro. Tornaram-se heroínas nacionais.”
(MORIN, Tânia Machado. Mulheres lutaram ao lado dos homens pelos ideais revolucionários, enfrentando também o preconceito. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br).
A citação aponta para:
I. O caráter complexo da Revolução Francesa e a pluralidade de gênero e classes entre seus participantes.
II. A ação do movimento feminista liderado por Simone de Beauvoir e ratificado por Jean Paul Sartre.
III. As convicções de Michel Foucault, em Vigiar e Punir, no tocante aos projetos estratégicos das revoltas no início da História Contemporânea.
Está(ão) correta(s):