Vimos em nosso livro que a alternância entre dias e noites e também entre as estações do ano, interferem no comportamento dos serves vivos. Existem aqueles que são mais ativos de dia e outros que são mais ativos durante a noite.
Marque a alternativa correta.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Leia o fragmento.
Foi nesse terreno de cerca de 3,5 milhões de km2 e predominantemente desértico (1) que, nas primeiras décadas do século VII, se constituiu esta religião (2) a qual, num espaço de tempo relativamente pequeno, o empolgaria por inteiro, e foi também a partir dele que, nas décadas seguintes, os convertidos saíram para fazer a sua entrada decisiva no palco da história universal, construindo um dos mais poderosos impérios da face da Terra (3) e ampliando de maneira considerável o número de adeptos da nova fé.
JAROUCHE, Mamede M. Revista Entre Livros, nº 3. Adaptado.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os trechos sublinhados e numerados como 1, 2 e 3:
- Química | 2.3 Termoquímica
Poder calorífico pode ser definido como a quantidade de energia contida no combustível. Na prática, é um parâmetro que mede a quantidade de calor produzida por quilo de combustível, quando este entra em combustão completa, em contato com excesso de oxigênio. Dentro da câmara de combustão, o poder calorífico do etanol é de 6.500 kcal/kg, enquanto o da gasolina comercial, uma mistura de gasolina e álcool, é de 9.750 kcal/kg. Considere os valores da densidade desses combustíveis, de acordo com a tabela a seguir.
Um automóvel consumiu, em determinado trajeto, 2 L de gasolina comercial. Considerando a temperatura constante e um rendimento de 100% das reações de combustão envolvidas, qual o volume de álcool aproximado para produzir a mesma energia envolvida na queima deste volume de gasolina?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: O senhor das moscas O menino louro deixou-se escorregar ao pé da rocha e avançou rumo à lagoa. Havia tirado o suéter da escola e o carregava agora na mão, mas a camisa cinza estava colada no seu corpo e os cabelos aderiam à sua testa. Em torno dele, um banho de calor: a ampla cicatriz aberta na selva. Avançou com dificuldade por entre trepadeiras e troncos quebrados. Foi quando um pássaro, uma visão de vermelho e amarelo, faiscou, subindo, com um grito de bruxo. Grito que foi ecoado por outro: — Ei! – dizia, — espere um pouco! Os arbustos rasteiros se agitaram, ao lado da escarpa; caiu uma multidão de gotas de chuva, tamborilantes. — Espere um pouco – a voz repetiu. — Fiquei preso. O menino louro parou e puxou as meias com um gesto automático, e a selva, por um instante, fez-se um lugar muito familiar. A voz falou de novo. — Mal posso me mexer com essas trepadeiras. O dono da voz apareceu, retrocedendo por entre os arbustos, deixando os espinhos riscarem um blusão sujo. As rótulas gorduchas dos joelhos também estavam espetadas por espinhos. Ele se abaixou, tirou cuidadosamente os espinhos e se virou. Era mais baixo que o menino louro e muito gordo. Avançou, procurando pôr os pés em lugar seguro e, então, deu uma olhada pelos óculos grossos. — Onde está o homem do megafone? O menino louro balançou a cabeça. — Isto é uma ilha. Pelo menos, acho que é. Há recifes no mar. Talvez não haja nenhum adulto aqui. O menino gordo parecia espantado. — Mas havia aquele piloto. E ele não estava na cabina de passageiros, ficou lá na frente. O menino louro, apertando os olhos, examinava o recife. — Todos aqueles meninos – continuou o gordinho, — entre eles deve haver alguns que escaparam. Deve mesmo, não é? O menino louro começou a andar do modo mais casual possível, rumo à água. Tentava agir normalmente e não parecer desinteressado demais, mas já o menino gordo corria atrás dele. — Não há nenhum adulto aqui? — Acho que não. GOLDING, William. O senhor das moscas. Trad. Geraldo Galvão Ferraz. Rio de Janeiro: O Globo;
São Paulo: Folha de S.Paulo, 2003. p. 9. Fragmento.
Enunciado:
Leia as afirmações a seguir.
I. Na expressão “ampla cicatriz aberta na selva” (§ 1), a palavra sublinhada refere-se a uma clareira aberta pela derrubada de árvores.
II. A fala “— Onde está o homem do megafone?” (§ 8) pertence ao menino louro.
III. Em “deve haver alguns que escaparam” (§ 13), o verbo sublinhado significa “sobreviveram”.
Estão corretas:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the sentences below:
In my house __________ two bedrooms, one living room, one dining room, a kitchen and a bathroom.
In my bedroom __________ many toys, a bed and a computer.
In my parents’ bedroom __________ a big bed. I like jumping on it.
Choose the alternative that completes the gaps correctly:
- Física | 7.2 Quântica
Em 2019, no 144º aniversário da Convenção do Metro, as unidades básicas do SI foram redefinidas pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). A seguir, são feitas algumas afirmações sobre as modificações introduzidas pela redefiniçao de 2019.
1. São apenas sete as constantes da natureza definidas como exatas, a saber: a velocidade da luz (c), a frequência de transição de estrutura hiperfina do Césio-133 (∆νCs), a constante de Planck (h), a carga elementar (e), a constante de Boltzmann (kB), o número de Avogrado (NA) e a eficácia luminosa da radiação monocromática na frequência de 540 THz (Kcd).
2. São apenas seis as constantes da natureza definidas como exatas, a saber: a velocidade da luz (c), a constante de Planck (h), a carga elementar (e), a constante de Boltzmann (kB), o número de Avogrado (NA) e a eficácia luminosa da radiação monocromática na frequência de 683 THz (Kcd).
4. O protótipo de platina e irídio, conservado como padrão do kg, tornou-se obsoleto e o quilograma passou a ser definido apenas em termos de constantes fundamentais exatas.
8. As sete unidades básicas na redefinição do SI são: segundo, metro, quilograma, coulomb, mol, Kelvin e candela.
Assinale a alternativa que contém a soma dos números correspondentes às afirmações verdadeiras.