Poder calorífico pode ser definido como a quantidade de energia contida no combustível. Na prática, é um parâmetro que mede a quantidade de calor produzida por quilo de combustível, quando este entra em combustão completa, em contato com excesso de oxigênio. Dentro da câmara de combustão, o poder calorífico do etanol é de 6.500 kcal/kg, enquanto o da gasolina comercial, uma mistura de gasolina e álcool, é de 9.750 kcal/kg. Considere os valores da densidade desses combustíveis, de acordo com a tabela a seguir.
Um automóvel consumiu, em determinado trajeto, 2 L de gasolina comercial. Considerando a temperatura constante e um rendimento de 100% das reações de combustão envolvidas, qual o volume de álcool aproximado para produzir a mesma energia envolvida na queima deste volume de gasolina?
Questões relacionadas
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
TEXTO I
O homem atual está sacrificando conhecimentos profundos de qualidade em prol de informações cada vez mais reduzidas, o que dá uma imagem incompleta do mundo em que cremos viver. Por isso as numerosas notícias de hoje serão esquecidas amanhã, uma vez que serão substituídas por outras numerosas notícias. Quanto mais informações tem uma sociedade, um acúmulo excessivo, menos memória guardamos, o que diminui sua profundidade histórica, e, por conseguinte, também a capacidade que se tem para conduzi-la com as nossas próprias mãos. Disponível em: www.revistaesfinge.com.br. Acesso em: 13 out. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Esc (Caverna digital)
O que Maria vê
Seu João não vê
Dentro de cada universo
Cada um enxerga e sente
Com seu cada qual
O que Francisco diz
Bia num entendeu
Já tinha visto tanta coisa
Que na sua cabeça tudo logo se perdeu
Me faz lembrar onde estamos
Digitalmente perdidos
Me faz lembrar nosso rumo
Liquidamente entretidos [...]
Lá fora um vendaval (aqui na)
Caverna digital
Ficamos inventando histórias
Uma ilusão perfeita do que era pra ser
Olho que tudo vê
Ela ele você
SCALENE. Magnitite. São Paulo: Red Bull Studios, 2017 (fragmento).
Na comparação entre os dois textos, constata-se que a crítica comum a ambos refere-se ao(à)
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Ácido muriático (ou ácido clorídrico comercial) é bastante utilizado na limpeza pesada de pisos para remoção de resíduos de cimento, por exemplo. Sua aplicação em resíduos contendo quantidades apreciáveis de CaCO3 resulta na liberação de um gás. Considerando a ampla utilização desse ácido por profissionais da área de limpeza, torna-se importante conhecer os produtos formados durante seu uso.
A fórmula do gás citado no texto e um teste que pode ser realizado para confirmar sua presença são, respectivamente:
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
O gráfico a seguir mostra informações referentes à evolução da população urbana e rural no mundo nos últimos anos, com projeções para as próximas décadas. Observe-o:
Embora a maior parte da população mundial atualmente viva nas cidades, é importante destacar que esse é um fenômeno recente. Com relação a esse assunto, pode-se afirmar que a maior parte da população urbana mundial vive em países:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Apresente para os alunos imagens da obra Vocabulário, de 1989, do artista argentino Leon Ferrari. Faça um debate breve com as impressões dos alunos e aponte para a não literalidade da obra, sobre a poesia das linhas e seus possíveis significados. Se quiser, apresente outras imagens deste ou de outros artistas para a inspiração.
- Peça para que cada aluno monte um alfabeto imaginário, pensado a partir das linhas.
- Depois de prontos os trabalhos devem ser afixados nas folhas maiores, centralizado, para uma exposição.
- Façam uma roda de conversas. Pode haver uma pequena brincadeira de adivinhar os significados das formas, como também vemos nos caracteres orientais.
Obra sugerida:
León Ferrari, Vocabulario, do livro do artista Imagens. 1989. Nanquim sobre papel. Disponível em: < http://66.media.tumblr.com/tumblr_lhdut1oxsa1qct9kxo1_r1_1280.jpg> , acesso 28 nov. 2016.