Uma pessoa traçou a circunferência da figura abaixo, centrando seu compasso no ponto O, com abertura igual à medida do segmento . Depois, com centro em A e mesma abertura, traçou um arco, que interceptou a circunferência no ponto B. Finalmente, com centro em B e ainda a mesma abertura, traçou outro arco, que interceptou a circunferência no ponto C.
A medida do ângulo AÔC é igual a:
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- Física | A. Leis de Newton
(COL. NAVAL) Durante um teste de desempenho, um carro de massa 1200 kg alterou sua velocidade, conforme mostra o gráfico abaixo.
Considerando que o teste foi executado em uma pista retilínea, pode-se afirmar que força resultante que atuou sobre o carro foi de
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(IFAL) Resolvendo o sistema abaixo, encontramos os valores para x e y tais que o produto x.y é igual a:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
A extinção de espécies é uma ameaça real que afeta diversas regiões do país. A introdução de espécies exóticas pode ser considerada um fator maximizador desse processo. A jaqueira (Artocarpus heterophyllus), por exemplo, é uma árvore originária da Índia e de regiões do Sudeste Asiático que foi introduzida ainda na era colonial e se aclimatou muito bem em praticamente todo o território nacional.
- Geografia | 2. Cartografia
TEXTO I
Nas cartas aeronáuticas, as aerovias são marcadas com os nomes, rumo magnético (orientação pela bússola) de cada sentido e altitude mínima que o avião deve seguir. Um avião que voa de Brasília a Goiânia, por exemplo, deve pegar a aerovia W10.
Disponível em: https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
TEXTO II
Disponível em: http://www.ecoturismoaventura.com.br. Acesso em: 26 jan. 2019.
No trajeto mencionado entre as duas cidades no texto, o piloto
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
Desde o fim da década de 1960, Cildo Meireles tem se afirmado como voz única na arte contemporânea, construindo uma obra impregnada pela linguagem internacional da arte conceitual, mas que dialoga de maneira pessoal com o legado poético do neoconcretismo brasileiro de Lygia Clark e Hélio Oiticica.
Seu trabalho pioneiro no campo da arte da instalação prima pela diversidade de suportes, técnicas e materiais, apontando quase sempre para questões mais amplas, de natureza política e social. Neste sentido, Desvio para o Vermelho é um de seus trabalhos mais complexos e ambiciosos – concebido em 1967, montado em diferentes versões desde 1984 e exibido em Inhotim em caráter permanente desde 2006. Formado por três ambientes articulados entre si, no primeiro deles (Impregnação) nos deparamos com uma exaustiva coleção monocromática de móveis, objetos e obras de arte em diferentes tons, reunidos de maneira plausível, mas improvável por alguma característica comportamental doméstica.
MEIRELES C. Desvio para o vermelho I: Impregnação, materiais diversos, 1967-84.
A monocromia proposta pelo artista em Desvio para o vermelho: Impregnação tem como objetivo