Sobre o desenvolvimento do trabalho industrial pode-se afirmar CORRETAMENTE que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Os meus colegas jornalistas que me perdoem, mas não dá mais para ler uma notícia de jornal apenas pelo que está publicado. O nosso universo informativo ficou muito mais complexo depois do surgimento da avalanche informativa na internet. Não dá mais para tomar como verdade absoluta a representação de um dado, fato ou evento feita por um repórter, editor e dono de um veículo de comunicação jornalística.
Este fenômeno, inédito na história do jornalismo, está nos obrigando a tomar uma notícia de jornal apenas como um ponto de partida para uma análise que, necessariamente, envolve a preocupação em descobrir o contexto do que foi publicado. A notícia de jornal não é mais a verdade definitiva, mas a porta de entrada numa realidade desconhecida e inevitavelmente complexa, contraditória e diversa.
Uma notícia como por exemplo a alta do dólar pode ser lida como um fato positivo para quem é exportador, uma catástrofe para quem depende da importação, uma arma político/eleitoral para um candidato presidencial, uma manipulação cambial por especuladores ou um ajuste macroeconômico promovido por bancos multinacionais. É apenas uma amostra de diversas percepções possíveis para um mesmo dado numérico.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 28 out. 2021.
Nesse texto, busca-se defender uma ideia por meio da exploração de argumentos. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é
- Física | B. Resistores
(FACULDADE GUANAMBI) A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidades superiores a 1,0mA, e as que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100,0 e 200,0mA. Ao ser aplicada uma ddp de 12,0V entre os ombros de uma pessoa, verifica-se uma corrente de 1,25mA, então a resistência média nessa região, em kΩ, é igual a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(CFTRJ) ... o geólogo Leziro Marques Silva, da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, investigou a situação de 600 cemitérios do país (75% municipais e 25% particulares) e constatou que de 15% a 20% deles apresentam contaminação do subsolo pelo necrochorume, líquido formado quando os corpos se decompõem. Cerca de 60% dos casos foram observados em cemitérios municipais. A contaminação é detectada por análises físicas, químicas e bacteriológicas de amostras de água do lençol freático sob os cemitérios ou em suas proximidades...
... O necrochorume é o principal responsável pela poluição ambiental causada pelos cemitérios. É um líquido viscoso, de cor castanho-acinzentada, com 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas degradáveis. Apresenta variado grau de patogenicidade, por causa da presença de vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças. Cada quilo de massa corpórea do cadáver gera 0,6 litro de necrochorume.
Fonte: Costa Silva, R. W. e Malagutti Filho, W. Cemitérios
A contaminação do solo e, consequentemente, do lençol freático, depende de vários fatores, tais como a permeabilidade, retenção de partículas e a distância do corpo d’água. Dentre as alternativas abaixo, qual seria o procedimento adequado para evitar, com eficácia, a contaminação do lençol freático?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O acontece com as crianças que são obrigadas a trocar as brincadeiras pelo trabalho?
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
A expressão simplificada, equivale a: