Texto base:
Enunciado:
Sobre as características dos países latino-americanos, observa-se que
Questões relacionadas
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
(UNISC) Seja sen(x) + cos(x) = a e cos(x) sen(x) = b. Podemos então afirmar que:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 CANCELADO)
Um aspecto importante derivado da natureza histórica da cidadania é que esta se desenvolveu dentro do fenômeno, também histórico, a que se denomina Estado-nação. Nessa perspectiva, a construção da cidadania na modernidade tem a ver com a relação das pessoas com o Estado e com a nação.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. In: Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: 2004 (adaptado).
Considerando-se a reflexão acima, um exemplo relacionado a essa perspectiva de construção da cidadania é encontrado
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) Sinhá
Se a dona se banhou
Eu não estava lá
Por Deus Nosso Senhor
Eu não olhei Sinhá
Estava lá na roça
Sou de olhar ninguém
Não tenho mais cobiça
Nem enxergo bem
Para que me pôr no tronco
Para que me aleijar
Eu juro a vosmecê
Que nunca vi Sinhá
[...]
Por que talhar meu corpo
Eu não olhei Sinhá
Para que que vosmincê
Meus olhos vai furar
Eu choro em iorubá
Mas oro por Jesus
Para que que vassuncê
Me tira a luz.
CHICO BUARQUE; JOÃO BOSCO. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2011 (fragmento).
No fragmento da letra da canção, o vocabulário empregado e a situação retratada são relevantes para o patrimônio linguístico e identitário do país, na medida que
- Matemática | 15. Geometria Analítica
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Uma empresa de transporte escolar, após mapear o local onde vai atuar, analisa os possíveis trajetos buscando minimizar o percurso desde a garagem (G), pegando os alunos (A1, A2, ..., A5) em suas residências, levando-os à faculdade (F) e, depois das aulas, trazendo-os de volta para suas residências. O mapa abaixo mostra as ruas, os pontos onde se localizam a garagem, as esquinas com pontos de parada para pegar os alunos e a faculdade.
As ruas, perpendiculares e(ou) paralelas, com as paralelas a 400 metros uma da outra, permitem o tráfego nos dois sentidos. Saindo da garagem G, pegando os alunos, levando-os à faculdade F e fazendo o mesmo percurso na volta, o menor percurso total medirá
- Física
Três cargas elétricas puntiformes qa qb e qc estão fixas, respectivamente, nos vértices A B e C de um triângulo isósceles,conforme indica a figura abaixo.
Considerando Fa o módulo da força elétrica de interação entre as cargas qa e qc Fb o módulo da força elétrica de interação entre as cargas qb e qc e sabendo-se que a força resultante sobre a carga qc é perpendicular ao lado AB e aponta para dentro do triângulo, pode-se afirmar, certamente,que a relação entre os valores das cargas elétricas é
Quando necessário, use:
g=10 m/s2
sen37°=0,6
cos37°0,8