Explicaê

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7. Texto base: Studiare 107377

MATERIAL 

  • Aparelhagem completa para reprodução de imagens  (Youtube)
  • Papel canson
  • Papel ofício
  • Lápis HB
  • Tinta aquarela
  • Tinta guache
  • Caneta marca texto
  • Lápis de cor
  • Canetinha
  • Cartolina

   PROCEDIMENTOS   

  • O professor vai iniciar a aula falando sobre a cultura indígena, destacando para os alunos que não há uma cultura indígena, mas várias. Cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos  dentre outros.
  • Nesta aula será destacado a arte plumária dos indígenas.

   ARTE PLUMÁRIA         No Brasil, existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários. Alguns deles: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá. A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis:   

  1.  A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela.
  2. Finalidade (simbolismo): A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem. Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas). Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial, tanto no aspecto interno da tribo quando no externo a estes grupos.  Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Pode representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores. O uso dos objetos plumários é privativo aos homens principalmente nos cerimoniais onde eles possuem um papel mais destacado que as mulheres.

  Matéria Prima   

  • Penas - são os maiores elementos da plumagem. Provenientes da cauda e das asas das aves.
  • Plumas - cobertura das costas e do abdomen das aves. São menores, largas e arredondadas.
  • Penugem - pequenas plumas do pescoço, das costas e do abdomen das aves.

     Texto disponível no site: http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html   

  • O professor deverá expor imagens de enfeites confeccionados com plumas/penas por indígenas brasileiros, para os alunos apreciarem.
  • img_Q107377_QC437316_0_original.png?1527

   Disponível:http://www.google.com/images?hl=pt-BR&biw=1263&bih=694&tbs=isch%3A1&sa=1&q=arte+plumaria&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=     

  • Em seguida, o professor deverá conversar com os alunos sobre o estudo que irão iniciar, procurando descobrir o que sabem acerca do tema e o que gostariam de saber.

 Possíveis questões:   

  • Quem sabe o que significa arte plumária ?   
  • Quem já usou algum adereço/enfeite com penas/plumas?
  • Para que esses enfeites são usados pelos povos indígenas?   
  • Em que ocasiões será que eles utilizam esses enfeites?        
  • O professor deverá mostrar para os seus alunos que a arte indígena mantém sua singularidade em cada tribo, visto que a criação das peças com plumas representam os costumes específicos de cada tribo.
  • O professor vai  conversar com os alunos  explicando o processo de confecção, o tipo de material usado e o significado dos objetos confeccionados pelos  indígenas. Depois dessa conversa, deverá passar um vídeo sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor o que foi discutido anteriormente.
  • Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=WM8Krvz_Ats e http://www.youtube.com/watch?v=3YxY5QJAukY 
  • Em seguida, entregará a cada aluno uma tira de cartolina branca para que escrevam a informação que mais chamou sua atenção no vídeo. Ao final dessa atividade o professor organizará um mural informativo colando as tiras de cartolina em outra  cartolinas de cores diferentes. Depois deverá expor o mural socializando as informações na turma.
  • Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22701
  • O professor vai conversar com a turma sobre a atividade que vão fazer.
  • Se inspirando nas imagens apresentadas das plumagens indígenas, cada aluno vai criar uma plumagem indígena, através de desenho, observando todos os detalhes que esta arte apresenta.
  • Se os alunos preferirem, poderão fazer vários estudos  de desenhos no papel ofício  até escolher o que mais gostou e o que vai ser trabalhado no papel canson.
  • Depois de definido o desenho, repassá-lo para o papel canson.
  • Oriente os alunos a trabalharem explorando todo o espaço da folha do papel canson.
  • Peça aos alunos para abusarem das cores que vão ser trabalhadas neste desenho.
  • Cobrir o desenho com tinta guache ou tinta aquarelada. Os detalhes poderão ser feitos com caneta marca texto. Se o aluno preferir também poderá usar lápis de cor, canetinha , etc.
  • O professor deverá deixar os alunos usar toda a sua criatividade  quando estiverem desenhando e dando acabamento no desenho.
  • Pedir para cada aluno dar um nome no seu trabalho.
  • Fazer uma exposição dos trabalhos