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7. Texto base: Studiare 107377
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Youtube)
- Papel canson
- Papel ofício
- Lápis HB
- Tinta aquarela
- Tinta guache
- Caneta marca texto
- Lápis de cor
- Canetinha
- Cartolina
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a cultura indígena, destacando para os alunos que não há uma cultura indígena, mas várias. Cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos dentre outros.
- Nesta aula será destacado a arte plumária dos indígenas.
ARTE PLUMÁRIA No Brasil, existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários. Alguns deles: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá. A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis:
- A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela.
- Finalidade (simbolismo): A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem. Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas). Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial, tanto no aspecto interno da tribo quando no externo a estes grupos. Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Pode representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores. O uso dos objetos plumários é privativo aos homens principalmente nos cerimoniais onde eles possuem um papel mais destacado que as mulheres.
Matéria Prima
- Penas - são os maiores elementos da plumagem. Provenientes da cauda e das asas das aves.
- Plumas - cobertura das costas e do abdomen das aves. São menores, largas e arredondadas.
- Penugem - pequenas plumas do pescoço, das costas e do abdomen das aves.
Texto disponível no site: http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html
- O professor deverá expor imagens de enfeites confeccionados com plumas/penas por indígenas brasileiros, para os alunos apreciarem.
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Disponível:http://www.google.com/images?hl=pt-BR&biw=1263&bih=694&tbs=isch%3A1&sa=1&q=arte+plumaria&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
- Em seguida, o professor deverá conversar com os alunos sobre o estudo que irão iniciar, procurando descobrir o que sabem acerca do tema e o que gostariam de saber.
Possíveis questões:
- Quem sabe o que significa arte plumária ?
- Quem já usou algum adereço/enfeite com penas/plumas?
- Para que esses enfeites são usados pelos povos indígenas?
- Em que ocasiões será que eles utilizam esses enfeites?
- O professor deverá mostrar para os seus alunos que a arte indígena mantém sua singularidade em cada tribo, visto que a criação das peças com plumas representam os costumes específicos de cada tribo.
- O professor vai conversar com os alunos explicando o processo de confecção, o tipo de material usado e o significado dos objetos confeccionados pelos indígenas. Depois dessa conversa, deverá passar um vídeo sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor o que foi discutido anteriormente.
- Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=WM8Krvz_Ats e http://www.youtube.com/watch?v=3YxY5QJAukY
- Em seguida, entregará a cada aluno uma tira de cartolina branca para que escrevam a informação que mais chamou sua atenção no vídeo. Ao final dessa atividade o professor organizará um mural informativo colando as tiras de cartolina em outra cartolinas de cores diferentes. Depois deverá expor o mural socializando as informações na turma.
- Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22701
- O professor vai conversar com a turma sobre a atividade que vão fazer.
- Se inspirando nas imagens apresentadas das plumagens indígenas, cada aluno vai criar uma plumagem indígena, através de desenho, observando todos os detalhes que esta arte apresenta.
- Se os alunos preferirem, poderão fazer vários estudos de desenhos no papel ofício até escolher o que mais gostou e o que vai ser trabalhado no papel canson.
- Depois de definido o desenho, repassá-lo para o papel canson.
- Oriente os alunos a trabalharem explorando todo o espaço da folha do papel canson.
- Peça aos alunos para abusarem das cores que vão ser trabalhadas neste desenho.
- Cobrir o desenho com tinta guache ou tinta aquarelada. Os detalhes poderão ser feitos com caneta marca texto. Se o aluno preferir também poderá usar lápis de cor, canetinha , etc.
- O professor deverá deixar os alunos usar toda a sua criatividade quando estiverem desenhando e dando acabamento no desenho.
- Pedir para cada aluno dar um nome no seu trabalho.
- Fazer uma exposição dos trabalhos