Texto base: A imagem a seguir representa um sistema de classificação dos seres vivos.
Disponível em: <http://goo.gl/P4WTOC>. Acesso em: 16 nov. 2015. (Adaptado)
Enunciado:
a) Descreva como os seres vivos são classificados nesse sistema.
b) Identifique os critérios de classificação usados para a categorização dos seres vivos.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: .
Enunciado:
Na figura,
é bissetriz de
e
é bissetriz de
. Determine a medida do ângulo
sabendo-se que
mede 72º30’.
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Dona Cecília preparou um bolo para receber os seus netos. O bolo foi dividido em 8 partes iguais e cada um dos seus 5 netos comeu uma parte.
A) Represente o bolo partido por meio de um desenho e pinte as partes que os netos de Dona Cecília comeram.
B) Escreva a fração que corresponde à parte do bolo que os netos de Dona Cecília comeram.
C) Escreva a fração que corresponde à parte do bolo que sobrou.
D) Qual é o resultado da soma dessas duas frações?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia um trecho de o Mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar.
Arturzinho não teve como responder: aparentemente André tinha razão. Pedro Bola, então, não tinha dúvida: era um fantasma, aquilo Por algum tempo ficaram ali, ofegantes, sem poder falar. Finalmente, André bradou, apontando a Arturzinho um dedo acusador:
— Eu disse, cara! Eu disse que essa história ia terminar mal! Todo o mundo sabe que essa tal de Casa Verde é mal-assombrada e que a gente não deveria passar nem perto. Mas você tinha de inventar essa coisa de clube. Porque você pensa que é o maior, que sabe tudo. Viu, cara? Viu no que deu?
que eles haviam visto. Leo, porém, discordava:
— Para mim não era fantasma.
André olhou-o, assombrado com aquela audácia. Desde quando o baixinho ousava contrariá-lo? Mas Leo repetiu:
— Não era fantasma coisa alguma.
— Ah, não — André, irônico, a custo contendo-se: a vontade que tinha era de dar um tabefe no outro. — Não era fantasma. E o que era, então? Diga, você que sabe tudo, o que era aquilo? Uma visão, por acaso? Nós quatro tivemos, ao mesmo tempo, uma visão? Foi isso?
— Não. Não era uma visão — Leo, no mesmo tom surpreendentemente calmo.
— Ah, não. E o que era? Pode o amiguinho nos dizer, por favor? Estamos ansiosos por ouvi-lo, senhor professor doutor Leo.
Leo optou por ignorar a gozação.
— Era uma pessoa. Um homem. Alguém de carne e osso, como nós.
— Essa não — protestou Pedro Bola. — A Casa Verde está completamente fechada, ninguém poderia ter entrado lá. Além disso, como é que você sabe que era uma pessoa? Você tocou o homem, por acaso?
— Não. Não toquei.
— E então? De onde é que você tirou a certeza de que era alguém como nós?
— Por causa das bananas.
— Bananas? — Pedro Bola não estava entendendo mais nada. — Que bananas, cara? De que você está falando?
— Estou falando — continuou Leo, no mesmo tom calmo — de um prato com bananas que estava sobre aquela mesinha ao lado do homem.
Os outros se olharam, perplexos: ninguém tinha visto banana alguma. Mas Leo insistiu:
— Havia, sim, um prato com bananas maduras. Tenho certeza absoluta.
— Muito bem — disse André, irônico. — Então havia ali um prato com bananas. E daí, espertinho?
— Daí que fantasma não come banana.
Os outros calaram-se, estarrecidos.
— Pensando bem — admitiu Arturzinho —, Leo tem razão. Fantasma não come banana. Aliás, que eu saiba, fantasma não come coisa alguma. Logo, aquele homem que nós vimos lá não era um fantasma. [...]
Scliar, Moacyr. O Mistério da Casa Verde. São Paulo: Ática, 2008. p. 19-20.
Dê continuidade aos parágrafos lidos, criando um desenvolvimento e um desfecho para a narrativa.
Continue narrando em 3ª pessoa. O narrador será onisciente, ou seja, conhecerá as ações, os pensamentos e as intenções das personagens.
• O desenvolvimento e o desfecho que criar devem ser coerentes com os parágrafos iniciais.
• Crie um título coerente e que possa atrair leitores para seu texto.
Quando finalizar a primeira versão do texto, dê um título a ele. Em seguida, revise-o de acordo com o que aprendeu em suas aulas de Produção de Textos.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
[...] é um pequeno estado soberano que compreende uma cidade e o campo ao redor e, eventualmente, alguns povoados urbanos secundários. A cidade e define, de fato, pelo povo – demos – que a compõe: uma coletividade de indivíduos submetidos aos mesmos costumes fundamentais e unidos por um culto comum às mesmas divindades protetoras. Em feral uma cidade, ao formar-se, compreende várias tribos; a tribo está dividida em diversas fratrias e estas em clãs, estes, por sua vez, compostos de muitas famílias no sentido estrito do termo (pai, mãe e filhos). A cada nível, os membros desses agrupamentos acreditam descender de um ancestral comum. E se encontram ligados por estreitos laços de solidariedade. As pessoas que não fazem parte destes grupos são estrangeiros na cidade, e não lhes cabe nem direitos, nem proteção.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2007. p. 25.(Fragmento)
a) Identifique quais são os elementos que, de acordo com o texto, foram fundamentais para a constituição das cidades gregas.
b) Identifique que grupo era excluído socialmente nas cidades gregas e explique que consequências sociais decorriam desta exclusão.