Em uma banca de revista, os preços das revistinhas de Raciocínio Lógico são dados de uma forma muito divertida. O preço da revista “Estimule seu cérebro”, em reais, é dado pelo valor numérico da expressão algébrica considerando 2x – 3y = 12. Já o preço da revista “Problemas de Lógica”, em reais, é dado pelo valor numérico da expressão algébrica considerando x – y = 25.
Enunciado:
Marina comprou as duas revistinhas para se divertir nas férias. Determine a quantia gasta por Marina na compra de cada revista.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.2 Denotação e Conotação
O Desaparecido
Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim. Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão. Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor. BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes. Editora Sabiá. Rio de Janeiro: 1969. p. 112.
- a) O gênero “crônica” explora as diversas potencialidades das palavras; por isso, geralmente, o cronista faz uso do sentido figurado. Retire da crônica anterior uma passagem em que esse recurso esteja presente.
- b) Explique qual é a intencionalidade do escritor ao empregar, na crônica, o sentido conotativo.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa:
— Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo?
— Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.
R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2011 1° FASE) No terceiro parágrafo do texto, a expressão que indica, de modo mais evidente, o distanciamento social do segundo interlocutor em relação às pessoas a que se refere é
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quais foram as formas de resistência e estratégias utilizadas pelos negros para resistirem à escravidão?
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIT)
Observando-se a ilustração e com base nos conhecimentos a respeito da influência da energia fótica sobre o vegetal, é correto afirmar:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UPE-SSA) Um relógio inteligente utiliza fotopletismografia para medir a frequência cardíaca de seu usuário. Essa tecnologia consiste na emissão de luz de coloração esverdeada no braço do portador e na conseguinte medição, por fotossensores, da intensidade da luz refletida por sua pele. Quando o coração bate, o sangue flui, e a absorção da luz verde através da pele é maior. Entre batidas, a absorção é menor. Piscando a luz centenas de vezes em um segundo, é possível calcular a frequência cardíaca. Suponha que, monitorando os resultados obtidos pelo relógio, um usuário tenha se deparado com o seguinte gráfico de absorção da luz em função do tempo:
Então, sua frequência cardíaca em batimentos por minuto (bpm) no momento da medida está melhor representada na faixa entre