As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.
Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.5 Indústria
(UEMG) Sobre os principais centros industriais brasileiros e processos de privatizações, assinale a alternativa que contem a soma correta.
01) A Região Sul do Brasil foi a que mais aumentou a sua participação no conjunto da produção industrial brasileira nas últimas décadas.
02) A partir da década de 1990, o Brasil fechou-se às importações, o que fez com que suas indústrias tivessem um grande desenvolvimento e descentralização.
04) A competição entre os estados e entre os municípios brasileiros para a instalação de indústrias e empresas, oferecendo vantagens fiscais (isenção de impostos), terrenos, infraestrutura e mão de obra, foi o que se denominou de guerra fiscal na década de 1990.
08) Nos anos de 1990, antes de serem privatizadas, as empresas estatais que não se mostravam rentáveis, eram saneadas financeiramente. O próprio governo, através do BNDES, assumiu as dívidas das empresas estatais antes de vendê-las.
16) O processo de privatização das indústrias de base, do setor de distribuição de energia e de outros setores que praticamente sempre foram controlados pelo Estado brasileiro, foi fato marcante na década de 1990.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Interbits) (...) Como para mim é mais difícil vestir a pele de uma mulher negra, porque por ser branca eu tenho menos elementos que me permitem alcançá-la, eu preciso fazer mais esforço. Não porque sou bacana, mas por imperativo ético. E a melhor forma que conheço para alcançar um outro, especialmente quando por qualquer circunstância este outro é diferente de mim, é escutando-o. Assim, quando ouvi que não deveria usar turbante, entre outros símbolos culturais das mulheres negras, fui escutá-las. Acho que isso é algo que precisamos resgatar com urgência. Não responder a uma interdição com uma exclamação: “Sim, eu posso!”. Mas com uma interrogação: “Por que eu não deveria?”. As respostas categóricas, assim como as certezas, nos mantêm no mesmo lugar. As perguntas nos levam mais longe porque nos levam ao outro.
(...)
BRUM, Eliane. De uma branca para outra. El País. 20 de fevereiro de 2017. Adaptado. Disponível em:
Assinale a alternativa que apresenta o conceito sociológico que melhor representa o desejo de compreensão do outro apresentado pela autora:
- Literatura | 3. Produção Colonial
Os hábitos alimentares estão entre os principais traços culturais de um povo. Era de se esperar, portanto, que houvesse alguma menção sobre o assunto no primeiro contato entre os portugueses e os nativos, conforme relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha. De fato, Caminha escreve a respeito da reação de dois jovens nativos que foram ate a caravela de Cabral e que experimentaram alimentos oferecidos pelos portugueses:
Deram-lhe[s] de comer: pão e peixe cozido, confeitos, bolos, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada de tudo aquilo. E se provavam alguma coisa, logo a cuspiam com nojo. Trouxeram-lhes vinho numa taça, mas apenas haviam provado o sabor, imediatamente demonstraram não gostar e não mais quiseram. Trouxeram-lhes água num jarro. Não beberam. Apenas bochechavam, lavando as bocas, e logo lançavam fora.
Fonte: CASTRO, Silvio (org.) A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 93.
A partir da leitura do fragmento, são feitas as seguintes afirmativas:
I. No fragmento, ao dar destaque as reações dos nativos frente à comida e a bebida oferecidas, Caminha registra o comportamento diferenciado deles quanto aos itens básicos da alimentação de um europeu.
II. No fragmento, percebe-se a antipatia de Caminha pelos nativos, o que se confirma na leitura do restante da carta quanto a outros aspectos dos indígenas, como sua aparência física.
III. O predomínio de verbos de ação, numa sequência de eventos interligados cronologicamente, confere um teor narrativo ao texto.
Está(ão) correta(s)
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Leia o fragmento e observe a imagem para responder à questão.
Meus brinquedos...
Coquilhos de palmeira.
Bonecas de pano.
Caquinhos de louça.
Cavalinhos de forquilha.
Viagens infindáveis...
Meu mundo imaginário
mesclado à realidade.
E a casa me cortava: "menina inzoneira!"
Companhia indesejável - sempre pronta
a sair com minhas irmãs,
era de ver as arrelias
e as tramas que faziam
para saírem juntas
e me deixarem sozinha,
sempre em casa.
CORALINA, Cora. Minha Infância. In: Melhores poemas de Cora Coralina. 3. ed. São Paulo: Global, 2008. p. 97.
O fragmento poético e a imagem entabulam diálogo ao retratarem episódios da infância:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Charge
Texto base:
Enunciado:
Os recursos verbais e não verbais da charge reforçam a seguinte ideia: