No triângulo ABC, retângulo em A, é uma altura e é a bissetriz do ângulo , sendo E o ponto do lado .
Se forma com o lado um ângulo de 124º, então a medida α do ângulo agudo formado pela bissetriz e pela altura é igual a:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
1. Para entrar no labirinto você só poderá avançar para as casas com um número que seja 9 a mais do que o número em que você está.
2. Registre o antecessor e o sucessor de cada um deles.
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(ACAFE) Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas que atuam como “mensageiros químicos” entre células, tecidos e órgãos.
Em relação aos hormônios vegetais, correlacione as colunas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Matemática | 13.6. Circunferência
(CFTMG) Considere três circunferências de raio unitário e de centros A, B e C, conforme a figura.
Dessa forma, o perímetro da região sombreada, em unidades de comprimento, é
- Matemática - Fundamental | 05. Geometria
Algumas tribos usam padrões geométricos em seus artesanatos. Veja.
disponível em: <casaclaudia.abril.com.br>. Acesso em: 10 dez. 2015.
Seja você um artesão e crie padrões geométricos nestes potes. Use e abuse das figuras geométricas e das cores.
Disponível em: www.colorirgratis.com. Acesso em: 9 dez. 2015
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
TEXTO II
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).
O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão