Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Visita ao museu – Exposição Dinossauros – de 21 a 30 de março
Enunciado:
1. Paulo levou uma nota de 50 reais para pagar a sua entrada e a do seu irmão.
a) Quanto ele gastou?
b) De quanto foi o troco?
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
No Brasil, milhares de crianças e adolescentes trabalham em casas de família. Isso não é legal.
O trabalho infantil doméstico encurta a infância, prejudica a autoestima e provoca grande defasagem escolar.
Desenvolvemos diversos programas sociais que protegem e dão dignidade a crianças e jovens, como o PETI, PROJOVEM URBANO, PROJOVEM ADOLESCENTE E PROJOVEM TRABALHADOR, entre outros.
Disponível em: http://servicos.prt16.mpt.mp.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
A peça publicitária em pauta busca promover uma conscientização social. Pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados pelo autor, o texto:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.5 Preposição
Texto base:
Enunciado:
a) Se as preposições “de – com – em” fossem retiradas do texto, o mesmo continuaria com o sentido original? Explique.
,
b) Que papel desempenham as preposições no texto?
c) As preposições apresentam diferentes valores semânticos. Qual é o valor semântico da preposição “com” no texto?
- História
No início de 2011, o mundo assistiu a um truculento movimento de contestação política no Egito. Segundo a divulgação da mídia, os manifestantes pediam por transformações no cenário político, questionando e exigindo o fim do exercício de poder de Hosni Mubarak, há mais de quatro décadas no poder. Essa conjuntura do mundo contemporâneo seria inimaginável no Egito Antigo, no qual a sociedade era relativamente estável e o poder mantinha-se, de forma inquestionável, nas mãos do faraó. Nesse sentido, é possível afirmar, sobre o exercício do poder no Egito Antigo, que ele
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Naquela manhã de céu limpo e ar leve, devido à chuva torrencial da noite anterior, sai a caminhar com o sol ainda escondido para tomar tenência dos primeiros movimentos da vida na roça. Num demorou nem um tiquinho e o cheiro intenso do café passado por Dona Linda me invadiu as narinas e fez a fome se acordar daquela rema letárgica derivada da longa noite de sono. Levei as mãos até a água que corria pela bica feita de bambu e o contato gelado foi de arrepiar. Mas fui em frente e levei as mãos em concha até o rosto. Com o impacto, recuei e me faltou o fôlego por alguns instantes, mas o despertar foi imediato. Já aceso, entrei na cozinha na buscação de derrubar a fome e me acercar do aconchego do calor do fogão à lenha. Foi quando dei reparo da figura esguia e discreta de uma senhora acompanhada de um garoto aparentando uns cinco anos de idade já aboletada na ponta da mesa em proseio íntimo com a dona da casa. Depois de um vigoroso “Bom dia!”, de um vaporoso aperto de mãos nas apresentações de praxe, fiquei sabendo que Dona Flor de Maio levava o filho Adão para tratamento das feridas que pipocavam por seu corpo, provocando pequenas pústulas de bordas avermelhadas.
GUIÃO, M. Disponível em: www.revistaecologico.com.br. Acesso em: 10 mar. 2014 (adaptado).
A variedade linguística da narrativa é adequada à descrição dos fatos. Por isso, a escolha de determinadas palavras e expressões usadas no texto está a serviço da