Um objeto de massa m e carga +q faz um movimento circular uniforme, com velocidade escalar tangencial v, preso a um trilho sem atrito de raio r. Sabendo que o objeto está sujeito a um campo magnético de módulo B, paralelo ao plano do trilho conforme mostra a figura, o módulo da força normal contra o trilho, em função de é:
Questões relacionadas
- Física
Atingido por um raio na noite da última quinta-feira, o dedo médio da mão direita do Cristo Redentor(aquele popularmente conhecido como "pai de todos") será restaurado[...]. A restauração será feita com incentivos da Lei Rouanet e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dedo-de-cristo-redentor-ser arestaurado.
Acesso: 20 mar. 2014. [Adaptado]
Adescarga elétrica a que o texto se refere aconteceu no dia 16/01/2014. Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE o fenômeno ao qual o Cristo Redentor foi vítima:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UFSJ) Observe a imagem abaixo.
A partir dessa imagem assinale a alternativa CORRETA
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Analise as proposições abaixo:
I) O tecido conjuntivo tem a função de preencher os espaços entre os órgãos.
II) Os diferentes tipos de tecido epitelial podem se originar dos três folhetos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.
III) O tecido adiposo é um tipo de tecido epitelial, podendo ser encontrado nos contornos do corpo, para amortecimento de choques.
IV) O tecido epitelial é formado por células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.
Assinale a alternativa correta.
- Química | 1.1 Introdução à Química
Uma forma de poluição natural da água acontece em regiões ricas em dolomita (CaCO3MgCO3). Na presença de dióxido de carbono (dissolvido na água) a dolomita a convertida em Ca(HCO3)2 e MgCO3, elevando a concentração de íons Ca2+ e Mg2+ na água. Uma forma de purificação dessa água, denominada água dura, é adicionar Ca(OH)2 e Na2CO3 a ela. Dessa forma, ocorre uma serie de reações químicas gerando como produto final CaCO3 e Mg(OH)2, que são menos solúveis que Ca(HCO3)2 e MgCO3.
Uma técnica apropriada para obtenção da água pura após o abrandamento é
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Quando investigava a natureza eletromagnética da luz, em 1887, Heinrich Hertz, estudando a produção de descargas elétricas entre duas superfícies de metal em potenciais elétricos diferentes, observou que uma faísca proveniente de uma superfície gerava uma faísca secundária na outra. Porém essa faísca era difícil de ser vista, então Hertz colocou um obstáculo para impedir que a incidência direta da luz sobre o sistema ofuscasse sua observação. Isso causou uma diminuição da faísca secundária. Depois de uma série de experiências, ele confirmou que a luz pode gerar faíscas elétricas, principalmente a luz ultravioleta. Mais tarde, outros pesquisadores concluíram que a incidência de luz sobre uma superfície metálica faz com que ocorra emissão de elétrons. Einstein, em 1905, desenvolveu uma teoria simples e revolucionária para explicar, então, o efeito fotoelétrico.
A Figura representa esquematicamente um aparato experimental que pode ser usado para produzir e verificar o efeito fotoelétrico. No interior do tubo de vidro transparente, onde há vácuo, encontram-se dois eletrodos metálicos A e B afastados um do outro. Esses eletrodos estão ligados entre si,externamente, através dos elementos representados, simbolicamente, como I e II.
Para que o efeito fotoelétrico seja detectado quando o eletrodo B foriluminado por luz ultravioleta, os elementos I e II devem ser, respectivamente: