Texto base: Observe atentamente a homepage a seguir.
Disponível em: <http://www.sonoticiaboa.com.br/>. Acesso em: 19 nov. 2015
Enunciado:
- a) Explique por que o título da notícia “Brasileira, filha de agricultores, chega à NASA e ONU” corresponde ao perfil de notícias do site “Só notícia boa”.
b) Na manchete “menino vai adotar gato e encontra velho amigo perdido”, qual seria o efeito de sentido se o adjetivo “velho” estivesse posposto ao substantivo “amigo”?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
ZECA TROCA-TUDO — Esse menino tem a cabeça no mundo da lua. Nunca sabe onde estão as coisas e vive trocando de lugar tudo o que passa por sua mão.
A reclamação era constante na boca da mãe, pois, conforme dizia, vivia sempre às voltas com as trocas que o filho fazia.
— Onde está o cobertor que estava no guarda-roupa, Zeca?
Zeca, cara limpa de alegria, respondia:
— Na geladeira, mãe.
— Na geladeira? Fazendo o quê?
Zeca explicava:
— Ele estava quentinho, com calor. Achei que queria refrescar-se.
A mãe insistia:
— Cada coisa tem seu lugar, Zeca. Cada macaco no seu galho.
Mas o Zeca ouvia e esquecia. Tinha outros planos.
— Zeca, cadê a faca de cortar pão?
— Pendurada no varal, mãe.
— Mas... onde está o varal?
— O varal?... está enrolado nas roupas sujas, dentro do cesto.
A mãe foi ao banheiro procurar o cesto. Mas não havia cesto ali.
— Meu Deus, Zeca, outra vez... Onde está a vassoura?
Cara tranquila, resposta sossegada:
— Está no jardim.
— No jardim? O que você fez com a vassoura no jardim?
— Eu, nada. A vassoura é que foi passear! Estava tão sozinha, pendurada no gancho, que parecia pedir companhia.
Ela foi ao jardim buscar a vassoura. Zeca foi junto.
De fato, lá estava a vassoura em boa companhia. Enfiada na terra fofa do jardim, enrolada por alguns ramos de trepadeira, servia de poleiro para dois alegres beija-flores.
— Onde está o cesto, Zeca? Ai você me deixa louca!
— Ah! Mãe, eu já mudei tudo de lugar, novamente. O cesto está no fundo do quintal, as roupas sujas estão nos cabides, o varal eu amarrei no rabo do Totó e a faca eu guardei no estojo da Rosinha.
— Eu não aguento mais, Zeca!
E por uns tempos ele deixava cada coisa no seu lugar, mas logo vinha uma vontade grande de mudar tudo...
— Você tem razão, Zeca. Há tempos que não aparecem passarinhos por aqui. Ela gostou mesmo dos novos amigos.
E tão contente ficou que deixou a vassoura dormir no jardim.
Daquele dia em diante, a mãe implicou menos com o filho, quando ele trocava as coisas de lugar. Às vezes, até o defendia:
— Ele tem razão. Tem coisa que fica muito tempo no mesmo lugar e precisa ser trocada. O Zé sabe, como ninguém, trocar as coisas de lugar e o lugar das coisas.
GARCIA, Edson Gabriel. Meninos e meninas – histórias, brincadeiras e fantasias em casa. São Paulo: Edições Loyola, 2000. p. 15-17.
Zeca Troca-tudo continua com a mesma mania, mas agora resolveu mudar as coisas de lugar na escola. Imagine uma história em que Zeca é o personagem principal e se mete em alguma confusão devido à sua mania de trocar. Ao final, ele deve aprender alguma lição importante com tudo o que aconteceu.
- Biologia | 12.6 Populações
(Unipê)
Os ecólogos reconhecem que, quando os dados de sobrevivência ou de mortalidade total ao longo do tempo de uma determinada população, são plotados em um gráfico, as curvas resultantes devem assumir naturalmente três formas básicas (I, II e III).Os gráficos representados (a e b) ilustram (a) a proporção de sobreviventes de três populações distintas em relação à idade em anos e (b) a taxa de mortalidade também dessas populações por idade em anos.Com base nas informações do gráfico e nos conhecimentos atuais sobre dinâmica populacional, considere as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.( ) A curva do tipo I representa uma taxa de sobrevivência ou mortalidade constante com a idade. Assim, a sobrevivência total declina exponencialmente com a idade.( ) A curva do tipo II representa uma taxa de sobrevivência inicial alta, que então cai abruptamente com a idade, à medida que a taxa de mortalidade de idade específica aumenta. Caracteriza populações, como a humana em países desenvolvidos, onde a mortalidade é baixa no início e aumenta à medida que chega ao final da vida.( ) A curva do tipo III representa uma alta mortalidade no início da vida. Tipifica espécies, como os pequenos invertebrados, plantas e muitos peixes e anfíbios, nas quais os indivíduos jovens são extremamente vulneráveis aos fatores de risco, aos quais escapam à medida que se tornam maiores.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Uma pequena fábrica vende seus bonés em pacotes com quantidades de unidades variáveis. O lucro obtido é dado pela expressão L(x) = −x2x^2 + 12x − 20, onde x representa a quantidade de bonés contidos no pacote. A empresa pretende fazer um único tipo de empacotamento, obtendo um lucro máximo.
Para obter o lucro máximo nas vendas, os pacotes devem conter uma quantidade de bonés igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as frases e indique em qual delas a palavra "um" é artigo indefinido.
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
No início de 2020, houve intensa divulgação sobre a Síndrome Nefroneural, causada pela contaminação da cerveja por dietilenoglicol (2-(2-hidróxi-etóxi)-1-etanol). Tal substância é usada para reduzir o ponto de congelamento da água em processos de refrigeração industrial. Este efeito está relacionado com a lei de Raoult, em consequência da variação da temperatura de congelamento das soluções com a constante criométrica.
O uso do dietilenoglicol é justificado por esse soluto