A IMAGEM A SEGUIR CONTÉM ALGUNS DADOS, CADA UM COM UM NÚMERO.
LEIA OS NÚMEROS DOS BLOCOS E ESCREVA-OS NA SEQUÊNCIA, COMEÇANDO DO MAIOR PARA O MENOR.
______ ______ ______ ______ ______ ______ ______ ______ ______
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEFS) O ibuprofeno é um dos nomes do fármaco pertencente ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, com nome sistemático ácido 2-(4-isobutilfenil) propanoico. Sobre o ibuprofeno, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Materiais necessários
- Computador com acesso à internet e telão. Se não for possível, providencie com antecedência, pelo menos um exemplo de trabalho artístico em que os alunos possam interagir com a obra.
- Vídeos - Instalações Interativas - Video piso e parede interativo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dku1Jzm1DJU>. Acesso em 24 jan. 2016. Ou exposição interativa com obras de Escher. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BxnkQoCFFko>. Acesso em 24 nov. 2016.
- Exposição faz obras interativas ganharem ruas e museus de SP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Igyk3f-mVi8>. Acesso em: 07 jan. 2016.
Procedimento
1. Professor trabalhe inicialmente com os conceitos e atividades fornecidas pelo manual do livro.
2. Se possível, passe os vídeos, parando e interrompendo para que os alunos comentem, tirem dúvidas ou façam colocações. Assista aos vídeos primeiro para que possa, já de antemão, providenciar alguma pesquisa a mais. Talvez você precise de um especialista em informática para te ajudar a esclarecer alguns procedimentos que foram usados nos trabalhos mostrados nos vídeos.
Chame a atenção para o conceito que cada artista busca antes de montar seu trabalho de instalação.
3. Depois de assistirem a todos os vídeos levante uma discussão sobre a arte mostrada. É importante a percepção das novas tecnologias usadas e de como elas auxiliam a interação das pessoas com as obras. Explore bastante os conceitos e conte com a ajuda do profissional da informática para tirar as dúvidas dos alunos em relação à parte de montagem de vídeos, games e afins ou convide com antecedência, alguém da comunidade que possa esclarecer as dúvidas dos alunos nesse sentido.
4. Conclua o trabalho pedindo aos alunos que se coloquem em relação ao que descobriram e aprenderam.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma construtora, na tentativa de divulgar um novo empreendimento imobiliário, distribuiu em panfletos a planta modelo do apartamento à venda, no qual o comprimento dos banheiros é igual a 2,24 m. Um estudante de Matemática mediu o comprimento do banheiro na ilustração divulgada com o auxílio de uma régua e encontrou 1,12 cm.
A escala utilizada nessa planta foi de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Eu, Etiqueta
Carlos Drummond de Andrade
Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
Em minha camiseta, a marca de cigarro
que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
[...]
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça até o bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordem de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
[...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. O Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984. Adaptado.
Entre os recursos usados pelo poeta para tematizar o consumo está:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise o gráfico que mostra a proporção de mortes por cada grupo de 100.000 pessoas devido ao HIV e à hepatite C ao longo dos anos.
Disponível em: <http://www.cristofoli.com/biosseguranca/wp-content/uploads/2012/02/Slide13.jpg>. Acesso em: 14 março 2013. (Adaptado)
Um dos fatores que explicam a inversão do número de mortes por essas doenças ao longo desse período é