Observe o mapa.
As regiões identificadas por I e II no mapa correspondem aos continentes
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Após uma prova de atletismo é recomendável ingerir líquidos para repor a água perdida pelo suor. Seguindo essa orientação um atleta encheu um copo com água bem gelada. Antes de beber observou que o copo ficou todo “suado” por fora, ou seja, cheio de pequenas gotículas de água na superfície externa do copo.
O fenômeno observado pelo atleta pode ser explicado pela
- Química | A. Cálculos Químicos
O carbonato de lítio é um medicamento empregado para o tratamento de transtornos bipolares. Se um indivíduo toma um comprimido de 750 mg ao dia, então, estará ingerindo diariamente
Dados: Li = 7; C = 12; O = 16.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Naquela noite, todas as dúvidas sobre a existência objetiva de fantasmas foram tiradas para sempre. O dia fora cálido e ensolarado, e ao entardecer, quando refrescou, toda a família foi dar um passeio. Só voltaram para casa às nove da noite, quando fizeram uma ceia leve. A conversa não se voltou nem uma vez para espectros. [...] Às onze da noite a família se retirou e à meia-noite e meia todas as luzes já estavam apagadas. Dali a pouco, o Sr. Otis foi despertado por um ruído curioso no corredor, diante do seu quarto. Parecia um barulho de metal, e ficava mais próximo a cada momento. Ele se levantou imediatamente, riscou um fósforo e deu uma olhada nas horas. Era exatamente uma hora. Ele estava bem calmo e verificou o seu pulso, que não estava febril. O estranho ruído ainda continuava, e junto com ele o Sr. Otis escutou nitidamente o barulho de passos. Calçou os chinelos, tirou um pequeno frasco oblongo de seu estojo de objetos de toucador e abriu a porta. Bem à sua frente viu, à luz débil da lua, um velho de aspecto terrível. Tinha os olhos vermelhos como brasas incandescentes e cabelos grisalhos que lhe caíam sobre os ombros em cachos emaranhados; as vestes, de corte antiquado, estavam sujas e rasgadas e de seus pulsos e tornozelos pendiam algemas pesadas e grilhões enferrujados.
— Meu caro senhor – falou o Sr. Otis –, não posso deixar de insistir para que lubrifique essas correntes e trouxe-lhe, para tal fim, um pequeno frasco do Lubrificante Sol Levante Tammany. Dizem que é completamente eficaz com uma só aplicação, e no rótulo há vários testemunhos corroborando isso, dados por algumas das nossas mais destacadas autoridades nativas. Vou deixá-lo aqui para o senhor, ao lado das velas do quarto de dormir, e terei prazer em fornecer-lhe mais, caso necessite.
Com essas palavras, o ministro dos Estados Unidos pousou a garrafinha sobre uma mesa de mármore e, fechando a porta, foi dormir.
WILDE, Oscar. O Fantasma de Canterville. São Paulo: Marco Zero, 1986. p. 13. Adaptado.
O que provoca o efeito de humor no texto é que:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(FEI-SP) Os estados físicos das substâncias abaixo, a 25°C e 1 atm, são, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Romance em 12 linhas
quanto tempo falta pra gente se ver hoje
quanto tempo falta pra gente se ver logo
quanto tempo falta pra gente se ver todo dia
quanto tempo falta pra gente se ver pra sempre
quanto tempo falta pra gente se ver dia sim dia não
quanto tempo falta pra gente se ver às vezes
quanto tempo falta pra gente se ver cada vez menos
quanto tempo falta pra gente não querer se ver
quanto tempo falta pra gente não querer se ver nunca mais
quanto tempo falta pra gente se ver e fingir que não se viu
quanto tempo falta pra gente se ver e não se reconhecer
quanto tempo falta pra gente se ver e nem lembrar que um dia se conheceu
BEBER, B. Disponível em: https://issuu.com. Acesso em: 15 mar. 2021.
A gradação é um recurso expressivo comumente empregado nos poemas. Ao apresentar um questionamento indireto, o eu-lírico apresenta um processo gradativo que revela um progresso comum nos relacionamentos conjugais. Trata-se