(UNIT) Um móvel sai de uma cidade A em direção a outra cidade B, percorrendo a primeira metade do percurso com velocidade escalar igual a 90,0 km/h e outra metade, com velocidade escalar de 60,0 km/h.
Nessas condições, a velocidade escalar média desenvolvida por esse móvel é igual, em km/h, a
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNEAL) Por volta do século 1000 a.C. os egípcios já haviam suspeitado de uma analogia entre o desenvolvimento de um pintinho e o de um mamífero. Esse conhecimento foi completamente ofuscado com os escritos de Aristóteles sobre embriologia descritiva e comparada em animal, já estabelecendo o campo da Biologia reprodutiva e discutindo a natureza da masculinidade e da feminilidade. É quase inconcebível como já naquela época esse pioneiro do desenvolvimento animal pode escrever um relato tão completo do desenvolvimento animal baseado em observações comparativas tão amplas e governado por um julgamento tão excelente que precisou esperar o fim do século XIX para ser superado. Aristóteles percebeu a especificidade do embrião da rã que só evoluía para rã e assim em outras espécies observa as o que ele interpretou como a causa final que inequivocamente devia conduzir ao desenvolvimento da espécie. (MAYR, 2008, p. 209-210).
Considerando-se o estágio atual do conhecimento biológico, esse agente metafísico que foi chamado de “eidos” por Aristóteles pode ser identificado como
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O setor de controle de estoque de uma empresa de informática encomendou mouses e teclados em duas distribuidoras distintas, X e Y. Na distribuidora X, foram encomendadas, na razão 7/5, 2400 peças de mouses e teclados, enquanto na distribuidora Y foram encomendadas 3000 peças na razão 1/4.
A razão entre a quantidade de mouses e de teclados encomendados, nessa ordem, é
- Física | 7.1 Relatividade
(CEFET MG) Um observador A está em uma espaçonave que passa perto da Terra afastando-se da mesma com uma velocidade relativa de 0,0995c. A espaçonave segue viagem até que o observador A constata que a mesma já dura 2,50 anos. Nesse instante, a espaçonave inverte o sentido da sua trajetória e inicia o retorno à Terra, que dura igualmente 2,50 anos, de acordo com o relógio de bordo.
Um observador B, na superfície da Terra, envelhece, aproximadamente, entre a partida e o retorno da espaçonave,
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAL
- Barbante
-Tinta guache
- Cola - Cartolina branca
- Pratinhos descartáveis
- Jornal - Avental
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade poderá ser feita em grupos de até 04 crianças.
- Escolher um local na parte externa da escola, bem agradável . Pode ser no jardim, embaixo de uma árvore.
- O professor deverá dividir os grupos e forrar o chão com o jornal. Colocar o avental nas crianças.
- O professor deverá cortar um pedaço de 15 cm de barbante para cada cor de guache.
- Distribuir para cada grupo as cartolinas, as tintas e os barbantes.
- O professor deverá colocar as tintas nos pratinhos para as crianças. Misturar um pouco de cola na tinta para fixação do barbante.
- Instruir os alunos para mergulhar o barbante na tinta, apertar para tirar o excesso e colocar em cima da folha da maneira que quiser, formando um lindo desenho.
- Deixar secar.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Pai contra mãe
A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha de flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dois para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. Com o vício de beber, perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e aí ficavam dois pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras.
O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também, à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Pesava, naturalmente, mas era menos castigo que sinal. Escravo que fugia assim, onde quer que andasse, mostrava um reincidente, e com pouco era pegado.
Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói. A fuga repetia-se, entretanto. Casos houve, ainda que raros, em que o escravo de contrabando, apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade. Dos que seguiam para casa, não raro, apenas ladinos, pediam ao senhor que lhes marcasse aluguel, e iam ganhá-lo fora, quitandando.
Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse. Punha anúncios nas folhas públicas, com os sinais do fugido, o nome, a roupa, o defeito físico, se o tinha, o bairro por onde andava e a quantia de gratificação. Quando não vinha a quantia, vinha promessa: “gratificar-se-á generosamente” – ou “receberá uma boa gratificação”. Muita vez o anúncio trazia em cima ou ao lado uma vinheta, figura de preto, descalço, correndo, vara ao ombro, e na ponta uma trouxa. Protestava-se com todo o rigor da lei contra quem o acoitasse.
Ora, pegar escravos fugidios era um ofício do tempo. Não seria nobre, mas por ser instrumento da força com que se mantêm a lei e a propriedade, trazia esta outra nobreza implícita das ações reivindicadoras. Ninguém se metia em tal ofício por desfastio ou estudo; a pobreza, a necessidade de uma achega, a inaptidão para outros trabalhos, o acaso, e alguma vez o gosto de servir também, ainda que por outra via, davam o impulso ao homem que se sentia bastante rijo para pôr ordem à desordem.
ASSIS, M. Contos: uma antologia. São Paulo: Saraiva, 1998.
O conto Pai contra mãe foi escrito por Machado de Assis, em 1906. O leitor é figura recorrente e fundamental na prosa machadiana. Verifica-se a inclusão do leitor na narrativa no seguinte trecho: