“O Prêmio Nobel de Química de 2003 foi outorgado ao descobridor dos canais de água e a um estudioso da estrutura e mecanismos dos canais de íons. (...). Metade do prêmio foi outorgada ao químico e médico Peter Agre da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, EUA, pela descoberta dos canais de água, e a outra metade ao bioquímico e médico Roderick MacKinnon da Universidade Rockfeller, em Nova Iorque, EUA, por estudos estruturais e mecanísticos de canais de íons.”
(Química Nova na Escola. Canais de água e de íons, N° 18, 2003).
Sobre os canais de íons, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- História | 6.03 Revolução Industrial
As condições de trabalho nas indústrias inglesas do século XVIII “eram precárias e punham em risco a vida e a saúde do trabalhador” (ARRUDA & PILETTI, p.322), o que produziu rebeliões e movimentos operários. Na década de 1830, ganhou importância o cartismo, que
- Física
Um motociclista de motocross move-se com velocidade v=10m/s, sobre uma superfície plana, até atingir uma rampa (em A), inclinada de 45° com a horizontal, como indicado na figura.
A trajetória do motociclista deverá atingir novamente a rampa a uma distância horizontal D (D=H), do ponto A, aproximadamente igual a
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Transtorno do comer compulsivo
O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.
Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br. Acesso em: 1 maio 2009 (adaptado).
Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você escreverá uma narrativa ficcional, mas não será uma história qualquer: você narrará um fato extraordinário, ou seja, algo que não acontece na realidade.
Para isso, leia um trecho do conto “O mistério do coelho pensante”, de Clarice Lispector:
O mistério do coelho pensante
Esta história só serve para criança que simpatiza com coelho. Foi escrita a pedido-ordem de Paulo, quando ele era menor e ainda não tinha descoberto simpatias mais fortes. O mistério do coelho pensante é também minha discreta homenagem a dois coelhos que pertenceram a Pedro e Paulo, meus filhos. Coelhos aqueles que nos deram muita dor de cabeça e muita surpresa de encantamento. [...]
Pois bem. Um dia o nariz de Joãozinho — era assim que se chamava esse coelho — um dia o nariz de Joãozinho conseguiu farejar uma coisa tão maravilhosa que ele ficou bobo. De pura alegria, seu coração bateu tão depressa como se ele tivesse engolido muitas borboletas.
LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. In: O mistério do coelho pensante e outros contos. São Paulo: Rocco, 2010.
Agora, conte essa história como se fosse Pedro ou Paulo (os donos do coelho), começando pelo momento em que Joãozinho farejou uma coisa maravilhosa que o deixou bobo, como foi o diálogo entre vocês, quais foram as suas reações no decorrer da conversa... e como tudo terminou.
Leia com atenção as instruções para escrever esse texto:
• Você será narrador e personagem ao mesmo tempo.
• A continuação deve seguir a ideia principal expressa no trecho e desenvolver o mistério do coelho pensante.
• O que Joãozinho farejou?
• Qual foi a reação do coelho?
• Como foi a conversa entre vocês?
• Como essa história terminou?
Após finalizar, faça a revisão de seu texto, observando se:
I. você contou como esse episódio começou;
II. você criou um diálogo entre as personagens;
III. as falas desse diálogo estão completas e em sequência coerente;
IV. você contou também o que as personagens sentiram enquanto conversaram;
V. você contou como tudo terminou;
VI. os fatos e as falas que você criou parecem verdadeiros;
VII. as falas das personagens estão bem estruturadas:
• Cada fala foi inserida em parágrafo diferente?
• Há travessão antes de cada fala?
• Há sinais de pontuação finalizando os parágrafos?
VIII. a grafia das palavras está correta.
Altere o que lhe parecer necessário.
- História | 6.17 América Latina no Século XX
(FUVEST 2018 1ª FASE) Aqui no Chile estava se construindo, entre imensas dificuldades, uma sociedade verdadeiramente justa, erguida sobre a base de nossa soberania, de nosso orgulho nacional, do heroísmo dos melhores habitantes do Chile. Do nosso lado, do lado da revolução chilena, estavam a constituição e a lei, a democracia e a esperança.
Pablo Neruda. Confesso que vivi. Memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1980.
Nesse texto,