Baseado no mapa ao lado e em seus conhecimentos sobre a posição geográfica da Europa, aponte a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Internet: <www.paulettemirandacavernicola.blogdiario.com>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
En la viñeta, el personaje de la izquierda hace una propuesta y el de la derecha pone en tela de juicio la posibilidad de que salga bien.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Reaprender a ler notícias
Não dá mais para ler um jornal, revista ou assistir um telejornal da mesma forma que fazíamos até o surgimento da rede mundial de computadores. O Observatório da Imprensa antecipou isto lá nos idos de 1996 quando cunhou o slogan “Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito”. De fato, hoje já não basta mais ler o que está escrito ou falado para estar bem informado. É preciso conhecer as entrelinhas e saber que não há objetividade e nem isenção absolutas, porque cada ser humano vê o mundo de uma forma diferente. Ter um pé atrás passou a ser a regra básica número um de quem passa os olhos por uma primeira página, capa de revista ou chamadas de um noticiário na TV.
Há uma diferença importante entre desconfiar de tudo e procurar ver o maior número possível de lados de um mesmo fato, dado ou evento. Apenas desconfiar não resolve porque se trata de uma atitude passiva. É claro, tudo começa com a dúvida, mas a partir dela é necessário ser proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos que sempre existem numa notícia. No começo é um esforço solitário que pode se tornar coletivo, à medida que mais pessoas descobrem sua vulnerabilidade informativa.
Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 30 set. 2015 (adaptado).
No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a
- Arte | 1. Introdução
Os refugiados são pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguições. Com frequência, sua situação é tão perigosa e intolerável que devem cruzar fronteiras internacionais para buscar segurança nos países mais próximos e então se tornar um “refugiado” reconhecido internacionalmente, com acesso à assistência dos Estados, da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e de outras organizações.
ADRIAN EDWARDS
Adaptado de acnur.org, outubro/2015.O conceito de refugiado, apresentado no texto, está diretamente associado aos problemas políticos e econômicos que afetam diversos países na atualidade.
Nos últimos anos, a região de origem que tem contribuído com o maior número de refugiados em direção a países da União Europeia é:
- Geografia - Fundamental | 08. A tecnologia conectando pessoas e espaços
A crise hídrica que o País enfrenta tem intensificado pesquisas no setor primário e, em especial, na agricultura, que atualmente é a grande vilã de consumo e desperdício de água. A reportagem destaca um aplicativo que já está sendo utilizado no Brasil e minimiza os impactos disso.
Tecnologia a serviço do consumo racional da água
O aplicativo para a agricultura e sensores para uso industrial e doméstico são as novidades do mercado para a redução do desperdício nessa atividade econômica. Entre essas novidades, está um aplicativo, desenvolvido por uma empresa sediada em Itajubá, no interior de Minas Gerais. O software recebe dados de sensores espalhados na plantação, analisa-os de acordo com as especificações da área e do cultivo e, por fim, envia recomendações aos agricultores. Informa, por exemplo, quais são os melhores momentos para irrigar, plantar e colher, além de riscos de doenças e deficiências do solo.
Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/>. Acesso em: 15 maio 2015.
O aplicativo se propõe a resolver problemas socioeconômicos como aumentar a disponibilidade da água para o consumo e reduzir o custo final da produção, além de minimizar problemas ambientais como
- Matemática | 13. Geometria Plana
(ENEM 2017 2ªAPLICAÇÃO) A figura traz o esboço da planta baixa de uma residência. Algumas medidas internas dos cômodos estão indicadas. A espessura de cada parede externa da casa é 0,20 m e das paredes internas, 0,10 m.
Sabe-se que,nas localidade onde se encontra esse imóvel,o Imposto predial Territorial Urbano (IPTU) é calculado conforme a área construída da residência. Nesse cálculo, são cobradas R$ 4,00 por cada metro quadrado de área construída. O valor do IPTU desse imóvel, em real, é: