A glicose é a principal fonte de energia nas células humanas, portanto, sua presença em todas as células é de fundamental importância.
Considerando o mecanismo de transporte da glicose para dentro da maioria das células, o gráfico que representa a velocidade de transporte, em função da concentração de glicose fora da célula, é:
Questões relacionadas
- Biologia
(FGV) O mexilhão dourado, Limnoperna fortunei, é um bivalve originário da Ásia. A espécie chegou à América do Sul provavelmente de modo acidental na água de lastro de navios cargueiros. Durante a fase larval, o bivalente é levado pela água até que termina por se alojar em superfícies sólidas, onde se fixa e crescer formando grandes colônias. Podemos citar como prejuízos causados pelo mexilhão dourado: a destruição da vegetação aquática; a ocupação do espaço e a disputa por alimento com os moluscos nativos; o entupimento de canos e dutos de água para irrigação e geração de energia elétrica, dentre outros.
http://www.ibama.gov.br. (Adaptado)
É correto afirmar que o mexilhão dourado
- Física
A condução de impulsos nervosos através do corpo humano é baseada na sucessiva polarização e despolarização das membranas das células nervosas. Nesse processo, a tensão elétrica entre as superfícies interna e externa da membrana de um neurônio pode variar de -70mV - chamado de potencial de repouso, situação na qual não há passagem de íons através da membrana, até +30mV - chamado de potencial de ação, em cuja situação há passagem de íons. A espessura média de uma membrana deste tipo é da ordem de 1,0 × 10-7m. Com essas informações, pode-se estimar que os módulos do campo elétrico através das membranas dos neurônios, quando não estão conduzindo impulsos nervosos e quando a condução é máxima, são, respectivamente, em newton/coulomb,
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Na escola de Carlos, a sexta feira é um dos dias mais esperados por todos. É nesse dia que os alunos estudam Geometria, utilizando as figuras dos Blocos Geométricos. O estojo de figuras geométricas em madeira ou plástico é entregue a cada aluno e, a partir daí, todos colocam a imaginação para funcionar.
O bloco é composto por triângulos, quadrados, retângulos e círculos, com os quais as crianças constroem inúmeros objetos como casas, carros, prédios, locomotivas, bonecos, entre outros. São apresentadas, abaixo, algumas das construções idealizadas pelos alunos:
Os triângulos utilizados por Mariana, como o chapéu da boneca, e por Rafael, como o teto do seu carrinho, são congruentes e possuem as seguintes medidas em centímetros indicadas na figura a seguir.
Sabendo que o segmento de reta é uma das medianas do triângulo utilizado por Mariana e Rafael, calcule seu perímetro, em cm.
- Literatura | 4.2 Realismo(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
É interessante notar como, em Machado de Assis, se aliavam e se irmanavam a superioridade de espírito, a maior liberdade interior e um marcado convencionalismo. Dois termos que se repelem, pensador e burocrata, são os que melhor o exprimem. Entre Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, a vida nacional passara pelas profundas modificações da Abolição e da República.
− Que pensa de tudo isso Machado de Assis? indagava Eça de Queirós.
À queda da Monarquia, disse Machado no seu gabinete de burocrata, diante da conveniência de tirar da parede o retrato do imperador:
- Entrou aqui por uma portaria, só sairá por outra portaria.
Era o que tinha a dizer aos republicanos, atônitos com esse acatamento ao ato de um regime findo.
Adaptado de: PEREIRA, Lúcia Miguel. Machado de Assis. 6. ed. rev., Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988, p. 208
O lado específico de marcado convencionalismo atribuído a Machado de Assis nesse texto representa-se na seguinte passagem:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Os alunos do 8 º ano da escola fizeram uma festa surpresa para os professores e fixaram uma enorme máscara “de carinha sorridente” na parede da sala de aula, como a apresentada a seguir.
Eles utilizaram fios de nylon para prender a máscara e alguns ângulos estão representados no esquema abaixo.
Marque a opção que apresenta o valor correto do ângulo formado pelos fios de nylon que foram fixados na parede.