Os alunos do 8 º ano da escola fizeram uma festa surpresa para os professores e fixaram uma enorme máscara “de carinha sorridente” na parede da sala de aula, como a apresentada a seguir.
Eles utilizaram fios de nylon para prender a máscara e alguns ângulos estão representados no esquema abaixo.
Marque a opção que apresenta o valor correto do ângulo formado pelos fios de nylon que foram fixados na parede.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; [...] IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 17 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Estes artigos pertencem à Constituição brasileira aprovada em 1988 e evidenciam que ela pode ser compreendida como um (a)
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UNIPÊ) Na retina, camada que fica na parte posterior do olho, existem células fotorreceptoras que contêm cis-retinal. A incidência de luz sobre esse isômero transforma-o em trans-retinal e, no processo, um impulso elétrico é enviado ao cérebro. Os impulsos são interpretados e resultam em imagens. O olho dispõe de mecanismos capazes de reconverter o trans-retinal em cis-retinal e, assim, dar continuidade ao processo de visão.
Relacionando-se os conhecimentos sobre propriedades físicas e químicas com as estruturas do retinal, é correto afirmar:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Para iluminar determinado ambiente, o circuito a seguir foi montado com duas lâmpadas L1 e L2, de valores nominais (120 V – 100 W) e (120 V – 60 W), respectivamente, com duas chaves interruptoras C1 e C2, ambas de resistência desprezível, e com fios de ligação ideais. O circuito é alimentado por uma diferença de potencial constante de 120 V.
Com a chave C1 fechada e C2 aberta, o circuito dissipa 100 W. Com a chave C1 aberta e C2 fechada, dissipa 60 W. Se as duas chaves forem fechadas simultaneamente, o circuito dissipará, em W, uma potência igual a
- Matemática | 15.1 Ponto
Uma empresa, investindo na segurança, contrata uma firma para instalar mais uma câmera de segurança no teto de uma sala. Para iniciar o serviço, o representante da empresa informa ao instalador que nessa sala já estão instaladas duas câmeras e, a terceira, deverá ser colocada de maneira a ficar equidistante destas. Além disso, ele apresenta outras duas informações:
1. Um esboço em um sistema de coordenadas cartesianas, do teto da sala,onde estão inseridas as posições das câmeras 1 e 2, conforme a figura.
2. cinco relações entre as coordenadas(x;y) da posição onde a câmera 3 deverá ser instalada.
O instalador, após analisar as informações e as cinco relações, faz a opção correta dentre as relações apresentadas para instalar a terceira câmera.
A relação escolhida pelo instalador foi a:
- Geografia - Fundamental | B. Problemas no Espaço Urbano Brasileiro
As favelas foram temas de inúmeras músicas e obras literárias, a exemplo do poema a seguir:
Urbaniza-se? Remover-se?
São 200, São 300
como favelas cariocas?
O tempo gasto em contá-las
é o tempo de outras surgirem.
800 mil favelados
ou já passa de um milhão?
Enquanto se contam, ama-se
em barraco e a céu aberto,
novos seres se encomendam
ou nascem à revelia. [...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia, v. 3.
Rio de Janeiro: BestBolso, 2009. pág. 477.
Quando o poeta mineiro escreveu estes versos, estava em dúvida se as favelas cariocas eram 200 ou 300. Seguramente podemos afirmar que em 2009 seu número atingia 968, abrigando cerca de 20% da população carioca. Esse enorme número de favelas e favelados da cidade do Rio de Janeiro: