Texto base: Analise a imagem referente ao Domingo Sangrento, um conflito ocorrido na Rússia no ano de 1905. Disponível em: <http://goo.gl/xyttQ9>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
O Czar Nicolau II governou a Rússia mediante muitas insatisfações e revoltas populares.
a) Caracterize a situação social e econômica da Rússia no início do século XX.
b) Aponte quatro consequências do Domingo Sangrento para o contexto político na Rússia.
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uece) “Generalizando posteriormente a já amplíssima classe dos dispositivos foucaultianos, chamarei literalmente de dispositivo qualquer coisa que tenha de algum modo a capacidade de capturar, orientar, determinar, interceptar, modelar, controlar e assegurar os gestos, as condutas, as opiniões e os discursos dos seres viventes.”
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, jan. 2005.
Considerando o excerto acima, analise as seguintes proposições:
As prisões e os manicômios se enquadram nesse conceito na medida em que se voltam para a correção e normalização de condutas consideradas desviantes.
As escolas, as igrejas e as fábricas podem ser pensadas como dispositivos na medida em que se voltam para os corpos e os comportamentos no sentido do disciplinamento.
Os computadores, os telefones celulares, as câmeras de segurança se destacam como dispositivos, pois controlam tecnicamente os gestos e as condutas humanas.
É correto o que se afirma em
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
O nacionalismo curdo é um nacionalismo muito antigo. Os curdos são um povo que tem uma língua própria, uma cultura, uma história, uma tradição. O Curdistão já existe no papel, num tratado do início dos anos 1920, mas que depois foi quebrado porque não interessava nem aos turcos, nem ao Irã e, principalmente, à Grã-Bretanha e à França, que eram as potências dominantes na região. Então, o nacionalismo curdo é consequência dessa história.
RAUPP, E.; SPARREMBERGER, V. Entrevista com Luiz Antônio Araújo: perspectivas sobre o Oriente Médio.
Novas Fronteiras: Revista Acadêmica de Relações Internacionais da ESPM-Sul, n. 1, jan.-jun. 2015 (adaptado).
Um empecilho para a autodeterminação da nação em questão é o(a)
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Um paciente com múltiplos traumatismos deu entrada na emergência de um hospital de uma pequena cidade do sul da Bahia. Os médicos decidiram que deveriam realizar uma transfusão sanguínea nesse paciente e solicitaram ao laboratório do mesmo hospital o exame de determinação do tipo sanguíneo para o sistema ABO. O biólogo responsável pelo setor sabia que os kits para tipagem sanguínea tinham terminado e, dessa forma, resolveu improvisar ao colocar uma quantidade do seu sangue tipo A em uma centrífuga para a separação do soro (plasma) das suas hemácias. Ao colocar o soro do seu sangue em contato com o sangue do paciente e ao unir suas hemácias com o soro do mesmo indivíduo, verificou que ocorreu aglutinação nos dois testes realizados.
Com base nesses resultados, é possível concluir que o tipo sanguíneo para o sistema ABO do paciente em questão é:
- História | 6.04 Doutrinas Sociais
(UFC) “A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.
Com base nessa citação do livro A ideologia alemã, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base:
Enunciado:
Que diferença haveria na declaração do garoto se ele tivesse usado a conjunção “se”?