Disponível em: www.gaturro.com. Acesso em: 10 ago 2010
O gênero textual história em quadrinhos pode ser usado com a intenção de provocar humor. Na tira, o cartunista Nik atinge o clímax dessa intenção quando
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Lagos, lagoas e tanques têm a qualidade da água comprometida pelo recebimento de água da chuva ou de afluentes carregados de detritos, principalmente quando esses afluentes alteram a aeração da água desses corpos. A fim de avaliar as condições de cinco lagos, foram monitoradas as espécies químicas presentes. Na tabela ao lado são mostradas informações das espécies químicas que apresentaram teores bastante elevados.
Lago
Espécies químicas com teor elevado
1
CH3COO-, HS-, CH4
2
NO3-, HG2+ , O2
3
Cℓ- , Fe3+ , CO2
4
PO43- , CO32- , K+
5
SO42- , Ca2+ , Mg2+
Com base no exposto, é correto afirmar que o lago que possui condição anaeróbica é o de número:
- História | 6.14 Guerra Fria
https://medium.com/@gfpimentel3/o-que-restou-do-movimento-hippie. Acesso 12.09.22. VOT22
Na década de 60, jovens iniciaram, em diferentes países, uma série de movimentos de contestação que colocavam em questão valores até então tidos como sólidos. As manifestações daqueles tempos demonstravam que os jovens
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(FUVEST) Na figura, A e B representam duas placas metálicas; a diferença de potencial entre elas é U= 2,0 x 104 V. As linhas tracejadas 1 e 2 representam duas possíveis trajetórias de um elétron, no plano da figura.
Considere a carga do elétron igual a -1,6 x 10-19C e as seguintes afirmações com relação à energia cinética de um elétron que sai do ponto X na placa A e atinge a placa B:
I. Se o elétron tiver velocidade inicial nula, sua energia cinética, ao atingir a placa B, será 3,2 x 10-15J
II. A variação da energia cinética do elétron é a mesma, independentemente de ele ter percorrido as trajetórias 1 ou 2.
III. O trabalho realizado pela força elétrica sobre o elétron na trajetória 2 é maior do que o realizado sobre o elétron na trajetória 1.
Apenas é correto o que se afirma em
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Brasília se iniciou, e eu levado para aquele fim de mundo, com os seus desconfortos e compromissos. Contávamos com o apoio integral de JK e isso compensava o ambiente hostil que nos cercava, longe de tudo, oprimidos pelo silencio, pela poeira vermelha, a terra encharcada do cerrado, ou por problemas que antes desconhecíamos, as amizades paralelas e inevitáveis. E quatro anos depois a cidade a se inaugurar, o prazer da tarefa cumprida [...]. Oscar Niemeyer [1960]. Fundação Oscar Niemeyer. Disponível em: < www.niemeyer.org.br>. Acesso em: 20 fev. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O arquiteto Oscar Niemeyer atuou diretamente na construção da capital brasileira. No trecho destacado de um de seus discursos Niemeyer evidencia que a construção de Brasília
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Com Francis Crick, estudando a relação entre a informação contida no DNA, as proteínas e os ácidos ribonucleicos (RNAs), surgiu a interrogação sobre como a informação contida na molécula de DNA fluía para gerar uma proteína [...]. Baseando-se majoritariamente em suposições teóricas, Crick postulou a “Hipótese da sequência”, que é mais conhecida como o Dogma Central da Biologia Molecular. Os esquemas reproduzem, de forma simplificada, as principais ideias propostas pelo Dogma Central da Biologia Molecular. Em A, aparece o modelo possível de transferência do código genético, enquanto, em B, está retratado o modelo comprovado experimentalmente e até hoje aceito.
Considerando-se as informações expressas na ilustração e os conhecimentos a respeito do fluxo de informação genética, contextualizando no Dogma Central da Biologia Molecular, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) No modelo A, a informação de uma sequência de ácido nucleico, uma vez transformada em proteína, pode retornar para o ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a especificidade de uma porção de ácido nucleico é expressa sempre pela sequência de seus pares de bases e, por sua vez, estas contêm o código necessário para gerar outro ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a transferência de informação de ácido nucleico para outro ácido nucleico e deste para proteína pode ser possível, mas de proteína para proteína ou desta para o ácido nucleico seria impossível.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a