exto base: As imagens associam o Governo de Getúlio Vargas a dois conceitos fundamentais: o trabalhismo e o populismo.
Enunciado:
Tomando como referência as imagens e as definições mais atuais sobre esses dois conceitos, verifica-se que o trabalhismo e o populismo
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Suyanne e Ruth jogam sobre o tabuleiro representado a seguir, uma pedra de forma que a mesma caia sobre uma das quatro casas.
Elas estabelecem que
• a jogada só é válida se a pedra cair dentro do espaço delimitado por um quadradinho;
• x e y sejam inteiros consecutivos positivos;
• Suyanne ganha se o resultado da expressão correspondente ao quadradinho for par;
• Ruth ganha se o resultado da expressão correspondente ao quadradinho for ímpar.
Desse modo, quando a pedra cair dentro do espaço delimitado por um quadradinho
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir: Não se deve, entretanto, acreditar que a simples justaposição do direito [...] constitua uma perfeita libertação [...]. Uma senhora importante e bem pensante fez recentemente um inquérito entre as operárias das fábricas Renault; afirma que preferem ficar em casa a trabalhar na fábrica. Sem dúvida, pois elas só conseguem a independência econômica no meio de uma classe economicamente oprimida; e por outro lado as tarefas realizadas na fábrica não as dispensam dos cuidados do lar. Na hora atual [...] em sua maioria as mulheres que trabalham não se evadem do mundo feminino tradicional; não recebem da sociedade, nem do marido, a ajuda que lhes seria necessária para se tornarem concretamente iguais aos homens. BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 450.
Enunciado:
Com base no texto e em seus conhecimentos, é possível dizer que entre as conquistas feministas do início do século XX estão
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Analise as imagens a seguir. Disponível em: <http://www.googleimagem.com.br/>. Acesso em: 07 jan. 2013.
Enunciado:
As imagens demonstram crianças:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
“As bombas inteligentes” e o amanhecer em Bagdá
Amanhecia em Bagdá. Sobre a velha cidade começaram a cair as “bombas inteligentes”, prodígios tecnológicos da civilização ocidental e cristã. Amanhecia em Bagdá. Azulada luz de crepúsculo matinal já permitia avistar-se o traço sinuoso do lerdo rio Tigre, suas águas começaram a refletir o fogo das explosões. Amanhecia em Bagdá.
JORNAL DA CIDADE. As “bombas inteligentes” e o amanhecer em Bagdá. Caderno de Variedades.
Aracaju, mar. 2003.
O uso das aspas na expressão “bombas inteligentes” tem como função
- Filosofia | 2.2 Clássica
Ninguém delibera sobre coisas que não podem ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico envolve demonstração, mas não há demonstração de coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível deliberar sobre coisas que são por necessidade, a sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes porque é caracterizada como