“Em 1989, um vendaval varreu a Europa Oriental. Em poucos meses, um após outro, os regimes do partido único do Leste Europeu entraram em acelerada decomposição. (…) Em novembro, o Muro de Berlim caiu. (…). O fim da Guerra Fria embaralha todas as cartas do jogo geopolítico mundial. (…). Em 1991, quando ainda ecoavam as imensas manifestações populares que destruíram o bloco soviético na Europa Oriental, a tentativa de golpe dos setores comunistas ortodoxos precipitou o rompimento da unidade interna, já abalada pelos movimentos nacionalistas nas repúblicas. (…) Ironicamente, o fracasso do golpe acelerou a desintegração do Estado soviético.”
MAGNOLI, Demétrio. O Mundo Contemporâneo, São Paulo, Moderna, 1996.
Considere as afirmativas sobre o contexto do final da Guerra Fria:
I- Através da Glasnost, política de abertura democrática, Gorbachev pretendia levar a URSS à liberdade econômica – a Perestroika.
II- As reformas feitas por Gorbachev, consideradas muito avançadas, fugiram do seu controle e possibilitaram a manifestação dos anseios separatistas de várias repúblicas da URSS.
III- Os países do Leste Europeu não sofreram os efeitos das reformas feitas por Gorbachev, conseguindo vencer os movimentos pela redemocratização e a desagregação do bloco socialista.
É CORRETO o que se afirma em: