Texto base: Leia o trecho a seguir. Cada brasileira ou brasileiro será um fiscal dos preços em qualquer lugar do mundo. Ninguém poderá, a partir de hoje, praticar a indústria da remarcação. O estabelecimento que o fizer poderá ser fechado, e esta prática ensejará a prisão dos representantes. SARNEY, José. Discurso à nação, 28 de fev. 1986. Disponível em: http://goo.gl/ShrL8J. Acesso: 05 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O discurso de José Sarney, proferido em 1986, aponta para um problema que a economia brasileira enfrentava nos anos que seguiram o fim do regime militar
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(Unioeste) Segundo Martin Heidegger, “metafísica” é o cerne do filosofar, marcado pelo esquecimento do ser. Tendo privilegiado o ente (conjunto de todos os seres), procurando-lhe a região suprema, toda a filosofia foi destinada a ignorar a pergunta explícita pelo ser. “Qual é o sentido de ‘ser’?”, pergunta a obra principal de Heidegger, Ser e tempo. Essa pergunta é diferente da pergunta “O que é ser?”, cujo formato levaria a confundir ser com ente. De um ente podemos dizer o que é, dar-lhe definição, encontrar suas características; mas ser não tem características, é indefinível, não se reporta a nenhum gênero – e, mesmo assim, seu significado parece óbvio. Todos sabemos o que ser significa, mas ninguém pode dizer algo a respeito.
Com base nisso, o primeiro parágrafo da obra mencionada aduz os três grandes preconceitos por meio dos quais a filosofia ter-se-ia dispensado de investigar o ser. São eles: ser é maximamente universal, e por isso não podemos conhecê-lo (já que conhecer algo seria dizer a que gênero pertence e qual a diferença que o especifica); ser é indefinível; ser é evidente por si mesmo em todo comportamento humano. Em contrapartida, o pensador alemão afirma: da máxima universalidade só descobrimos que ser não é ente; da indefinibilidade somente descobrimos que o discurso sobre ser não é o da definição, não é a linguagem a que estamos habituados no senso comum ou nas ciências, uma vez que estas tratam dos entes; da evidência do significado de ser em todo comportamento descobrimos a tarefa de dar fundamento a essa evidência, já que sabemos sem nada poder dizer, isto é, sabemos sem saber.
Partindo do enunciado e de seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(INTA) Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo que é bastante utilizado em ressonâncias magnéticas e em outras técnicas relacionadas à área médica, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O eletromagnetismo permitiu a criação das mais eficientes máquinas de conversão de energia: os motores e geradores eletromecânicos.
( ) Fios paralelos percorridos por correntes no mesmo sentido se repelem e fios paralelos percorridos por correntes em sentidos opostos se atraem.
( ) O polo norte magnético é o ponto de onde emergem as linhas de campo magnético e o polo sul magnético é o ponto para onde convergem as linhas de campo magnético.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UEFS)
( ) A fórmula compacta do oct-1-en-3-ol é representada por CH2= CHCH(OH)(CH2)4CH3.
( ) O oct-1-en-3-ol possui cadeia carbônica principal saturada.
Julgue os itens acima:
- Química | 2.6 Eletroquímica
Eletrólise é uma reação não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica proveniente de um gerador (pilhas). A eletrólise possui muitas aplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio, alumínio etc., também na produção de não metais como cloro e o flúor e, ainda, substâncias como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas. Essa técnica de deposição em metais é conhecida como galvanização. Os mais comuns são as deposições de cromo (cromagem), níquel (niquelagem), prata (prateação), ouro (dourar), usadas em grades, calotas de carros, emblemas, peças de geladeira, joias, aparelhos de som. É utilizada também na purificação ou refino eletrolítico de muitos metais, como cobre e chumbo e no processo de anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para que seja mais resistente à corrosão.
Disponível em:.
Temos como exemplo a eletrólise em série, com três cubas eletrolíticas, contendo respectivamente as seguintes soluções químicas: na primeira cuba, sulfato de cobre; na segunda cuba, cloreto de alumínio; e na terceira cuba, clorato de prata. Analisando o texto, assinale a alternativa que mostra a massa total dos metais, em gramas, depositados nestas três cubas eletrolíticas, ligadas em série, quando submetidas a uma corrente de 6 A durante um tempo de 0,672 horas.
Dados: Cu = 63,5; Aℓ = 27; Ag = 108; 1F = 96.500C.
- Física | E. Geradores e Receptores
(IME)
A figura acima mostra dois geradores de corrente contínua, denominados G1 e G2, que possuem resistências internas R1 e R2 e a mesma tensão induzida E. Os geradores estão conectados a uma resistência R por meio de uma chave S. A resistência R1 é um cilindro não condutor que possui um êmbolo condutor em sua parte superior e que se encontra, inicialmente, totalmente preenchido por um liquido condutor. O êmbolo desce junto com o nível do líquido condutor no interior do cilindro, mantendo a continuidade do circuito. No instante em que a chave S é fechada, o líquido começa a escoar pelo registro cuja vazão volumétrica é Q.
Diante do exposto, o instante de tempo t, no qual o gerador G1 fornece 40% da corrente demandada pela carga é:
Dados:
- antes do fechamento da chave S: R1 = 4 R2
- resistividade do líquido condutor: p; e
- área da base do cilindro: A