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Os cartazes acima convocavam a população a se alistar nas Forças Armadas, inglesas e norte-americanas durante a Primeira Guerra Mundial. Exaltavam o compromisso e o dever com a nação. Esses cartazes colocam em destaque:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIPÊ) Mesmo estando o organismo em repouso, o coração bombeia cerca de uma vez a cada minuto um volume total de sangue que passa pelos pulmões e por todo o corpo, Essa surpreendente dinâmica propicia condições fundamentais à manutenção da vida.
(PURVES, 2005, p. 858)
A figura apresenta o coração humano em corte vertical, expondo, de forma simplificada, sua estrutura e organização interna e as interações com os principais vasos do sistema vascular a ele dinamicamente integrados.
A partir de conhecimentos básicos da anatomia e fisiologia do sistema circulatório humano e apoiado na interpretação da ilustração, a alternativa que corresponde a uma descrição correta é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: Texto para a questão Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
O sujeito do verbo em destaque é indeterminado, por não se identificar o ser de quem se fala, no verso:
- História | 5.8 Independência dos EUA
(UNESP) Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar esses direitos, entre os homens se instituem governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a segurança e a felicidade.
(Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.)
O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para resolver as questões 39 e 40.
Conselhos de um pai
Você tem ideia da vida do camponês que cultiva a terra? O cobrador de impostos fica no cais para receber os impostos da colheita. Ele está acompanhado de soldados com cassetete e escravos com varas de palmeira. Eles gritam para o camponês: “vamos, os grãos!”. Se o camponês não os tem, atiram-no ao chão, o espancam, arrastam-no até o canal e mergulham sua cabeça na água.
Já o pedreiro é obrigado a ficar agachado quase todo o dia, exposto ao sol e aos ventos. Seus braços machucam-se no trabalho, suas roupas desgastam-se totalmente. Ele só toma banho uma vez por dia.
O tecelão (...) trabalha com o joelho à altura do estômago. Se deixar de fabricar um só dia a quantia de pano estabelecida, pode ser condenado à prisão.
Só observei violência por toda parte. Por isso, recomendo que você se dedique às letras. Nada existe acima da profissão das letras. Assim, aquele que, desde a infância, dedica-se à escrita, será um homem honrado.
Papiro egípcio anônimo, de 1500 a.C. Apud G. Maspero. Histoire ancienne dês peuples de LÓrient. Paris, Hachette, s/d. p. 137.
Identifique a melhor profissão do Egito, segundo o autor do texto e explique sua importância.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Observe as imagens de duas cidades que foram declaradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A UNESCO possui critérios para eleger os patrimônios mundiais. Essas cidades foram declaradas patrimônios mundiais por possuírem as seguintes características: