Vacina é uma forma de prevenir a ocorrência de infecções perigosas, como a rubéola, o sarampo, o tétano e a poliomielite.
Qual é o componente inoculado no organismo quando alguém toma uma vacina e por que a eficácia da vacina é comprometida se administrada após a infecção?
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
As garrafas PET são um dos problemas de poluição citados por ambientalistas; sejam depositadas em aterros sanitários ou até mesmo jogadas indiscriminadamente em terrenos baldios e cursos d'água, esse material leva cerca de 500 anos para se degradar. A reciclagem tem sido uma solução válida, embora ainda não atinja nem metade das garrafas PET produzidas no país. Pesquisadores brasileiros estudam o desenvolvimento de um plástico obtido a partir das garrafas PET, que se degrada em apenas 45 dias. O segredo para o desenvolvimento do novo polímero foi utilizar em sua síntese outro tipo de plástico, no caso um poliéster alifático, para acelerar o processo de degradação.
A invenção tecnológica que surge como uma solução para problemas ambientais pode apresentar como um dos monômeros:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Em uma aula de biologia, a professora pegou três sacos de papel permeável e colocou, em cada um deles, um par de frutas, segundo a tabela.
Todas as frutas estavam íntegras e com bom aspecto. Cada saco foi fechado e mantido em um diferente canto da sala de aula, que tinha boa ventilação e temperatura em torno de 30 ºC.
Na semana seguinte, os sacos foram abertos e os alunos puderam verificar o grau de maturação das frutas.
Pode-se afirmar que, mais provavelmente,
- História - Fundamental | 06.1. A fixação dos primeiros grupos humanos em aldeias
As aldeias antigas transformaram-se em grandes cidades, e além de surgirem novas demandas para a sobrevivência dos habitantes, elas possuíam diversas características essenciais para o convívio em sociedade.
Diante disso, assinale abaixo a alternativa que NÃO representa uma característica acerca da transformação de aldeias em cidades.
- História | Geral
(ESPCEX) Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de VICENTINO e DORIGO (2011) e se referem à Igreja Medieval.
I. Pouco a pouco, a Igreja foi “se transformando na maior proprietária de terras da Idade Média e construindo fortes vínculos com a estrutura feudal”.
II. Viviam afastados das tentações do mundo por meio do isolamento em abadias e de votos de castidade, pobreza e silêncio. Com o tempo, num mundo em que uma restrita minoria era alfabetizada, as igrejas, os mosteiros e as abadias converteram-se nos principais centros da cultura letrada.
III. Viviam apegados aos bens materiais e em contacto com a sociedade, a terra, a administração e a exploração das riquezas.
IV. A proibição de casamento rigorosamente aplicada a partir do Século XI liberava os padres dos compromissos conjugais e contribuía, além disso, para a manutenção do patrimônio eclesiástico feudal, ao evitar a divisão entre possíveis herdeiros dos membros do clero.
Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
11. Leia a tirinha que segue:
Na tira, a frase “Nova queda na construção de obras” gera ambiguidade porque pode significar a: