This is a ______________________.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A Origem da Humanidade
"(...) Um passo importante rumo ao topo foi a domesticação do fogo. Já há 800 mil anos, algumas espécies humanas faziam uso esporádico do fogo. Por volta de 300 mil anos atrás, os Homo erectus, os neandertais e os antepassados do Homo Sapiens usavam o fogo diariamente. Os humanos agora tinham uma fonte confiável de luz e de calor e uma arma letal contra os leões à espreita. (...) Mas a melhor coisa que o fogo possibilitou foi o hábito de cozinhar."
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. 2017 p.20.
Analisando o texto, assinale as afirmações com (V) para verdadeiras e (F) para as falsas e marque a opção que responde corretamente às opções.
( ) Uma explicação aceita sobre o desenvolvimento do Homem foi o domínio do fogo e seu uso como arma.
( ) A partir do uso do fogo como fonte de luz, o homem deixou de caçar seus animais e começou a dedicar-se à agricultura.
( ) O uso do fogo foi uma descoberta feita pelo Homo Sapiens que possibilitou seu domínio sobre outras espécies humanas.
( ) A utilização do fogo para o cozimento de alimentos foi uma das mais importantes descobertas feitas pelo homem.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.2 Ponto de Interrogação e Exclamação
Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://www.guiasjp.com/vida_crista/tirinhas+biblicas/mig+e+meg+39/>. Acesso em: 21 jan. 2016.
Enunciado:
- Observe o primeiro quadrinho. Por que a palavra “ACHEI!” aparece em destaque?
- No terceiro quadrinho a personagem diz: “GENIAL! Que facilidade é este negócio!”, ela está se referindo a qual negócio?
- Qual a mensagem que a última fala nos transmite?
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(IFSP) Considere os textos.
Tinham uma perspectiva biológica do mundo reduzindo, muitas vezes, o homem à condição animal, colocando o instinto sobre a razão. Os aspectos desagradáveis e repulsivos da condição humana são valorizados, como uma forma de reação ao idealismo romântico.
(OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Arte literária: Portugal / Brasil. São Paulo: Moderna, 1999.)
A sociedade é um grande laboratório onde o ser humano é observado agindo por instinto e, portanto desprovido de livre-arbítrio.
Assinale a alternativa que informa o período literário a que o texto se refere, um autor do mesmo período e sua respectiva obra.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Read the text and answer question.
Age-Appropriate Chores
Do you know which chores your child can do?
by Sheila Seifert
Ages 8 to 11
Personal chores
- Take care of personal hygiene
- Keep bedroom clean
- Be responsible for homework
- Be responsible for belongings
- Wake up using an alarm clock
Family chores
- Wash dishes
- Wash the family car with supervision
- Prepare a few easy meals on their own
- Clean the bathroom with supervision
- Take the trash can to the curb for pick up
Available at: http://www.focusonthefamily.com/parenting/parenting_challenges/motivating_kids_to_clean_up/age_appropriate_chores.aspx. Access on: Oct. 3rd 2012.
Enunciado:
Find the appropriate word in the text and choose the correct sequence of answer.
a) the opposite of dirty - ___________________________
b) the opposite of difficult - _________________________
c) a room in the house - ___________________________
d When you wash hands, brush your teeth you make __________________
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.4 Sentido Denotativo, Sentido Conotativo e Polissemia
4.
O general ficou muito bravo com o equívoco de sua secretária, pois, ao associá-lo a um problema “pervertido”, a imagem que se fez dele ficou comprometida. O efeito de sentido decorrente desse vocábulo foi mostrar o general como uma pessoa