Leia o texto a seguir.
Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro. Sem dúvida alguma sua estrutura fortemente hierarquizada da Igreja Católica, colaborou para que ultrapassasse todas as crises, concentrando o saber e o poder.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/o-poder-igreja-catolica-no-mundo-feudal.htm>. Acesso em 29 out. 2014 (fragmento)
Apresente dois argumentos que justifiquem a afirmativa do texto sobre a Igreja concentrar saber e poder, durante a Idade Média.
Questões relacionadas
- História | B. Roma
(MACKENZIE) Leia o texto a seguir.
Esta refundação efetua-se sob o signo do cristianismo. Trata-se menos de uma conversão de Constantino do que da vontade de reunificação do Império sob um dogma, cujo monoteísmo é bastante conveniente à concepção de poder absoluto que o imperador encarna. Constantinopla é, portanto, ao mesmo tempo a cidade epônima de Constantino, o berço da dinastia que ele fundou e a sede de sua nova religião.
Stéphane Yérasimos. La nouvelle Rome. Disponível em: www.histoire.presse.fr.Acesso em 15 ago. 2015
Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao excerto e ao contexto.
- Geografia | 8. Regionalização
(PUC-CAMPINAS) Um grande poeta brasileiro foi João Cabral de Melo Neto, conhecidos por poemas marcantes e muito bem trabalhados. Em Morte e vida Severina, o trecho abaixo refere-se à chegada do protagonista em uma nova fitofisionomia, depois de atravessar a Caatinga:
Bem me diziam que a terra
se faz mais branda e macia
quando mais do litoral
a viagem se aproxima.
Agora afinal cheguei
nesta terra que diziam.
Como ela é uma terra doce
para os pés e para a vista.
Os rios que correm aqui
têm água vitalícia.
Esta descrição corresponde
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(PUCRS) A Queda do Muro de Berlim, em 1989, significou, SIMBOLICAMENTE,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Os textos I e II estão relacionados ao uso do celular. Leia-os e resolva as questões.
TEXTO I
SEU CELULAR TAMBÉM É NOSSO
Espero que você atenda seu telefone para resolver um problema meu. Você não pode fugir disso
Ter um endereço fixo significa que sabemos dizer onde podemos ser encontrados. Tornar acessível esse endereço é se dispor ao encontro: indica que estamos disponíveis.
Antigamente, se alguém morava fora da área de entrega dos Correios, alugava uma Caixa Postal, e lá passava, de tempos em tempos, para recolher a correspondência.
Hoje, temos outras pertinências e ficamos independentes do espaço geográfico. Mas o celular, o e-mail, o Skype e o Facebook também são endereços, é claro.
À primeira vista, podemos imaginar que o aumento no número de endereços representa enorme soma de liberdade e acessibilidade. Mas, como tudo, esse excesso é uma faca de dois gumes.
Por um lado, sou acessível. Por outro, não posso deixar de sê-lo. Aquele a quem forneci as informações sobre como me encontrar está contando com essa possibilidade.
Resta a secretária eletrônica, usada em momentos de necessidade e, também, para atender a um desejo eventual de isolamento, um pouquinho que seja.
O celular é para uso de cada um, mas também para uso de todos que receberam aquele número. Do mesmo modo que os outros podem organizar uma festa e contar com a sua presença, também podem contar com os seus serviços, com o seu apoio.
Esses recursos todos, do endereço da residência ao endereço na nuvem da internet, são prolongamentos de si próprio, são o "si próprio" em outras dimensões.
Assim como você não pode deixar de retribuir a um cumprimento face a face (a não ser que queira fazer uma má-criação), não pode se ausentar de suas dimensões tecnológicas e virtuais. O outro conta com você. Você é o seu e-mail. Se você me deu o seu endereço eletrônico, é porque você o consulta e eu posso imaginar que a mensagem que te mandei tenha sido recebida.
O aparelho de celular pode ser seu, mas é meu também, quando quero falar com você. Eu conto com você atendendo o seu celular para resolver um problema meu. Fosse em 1900, eu precisaria mandar um mensageiro até você ou uma carta. O seu celular faz parte da programação do meu tempo. O ato de deixá-lo sem bateria ou desligado por muito tempo pode acarretar dificuldades para aqueles que te conhecem nas dimensões virtual e tecnológica.
Você não é mais apenas um corpo com uma localização geográfica. O outro com quem você compartilha o universo virtual é, também, alguém que te vê e te sente em todas as suas extensões.
MAUTNER, Anna Veronica. Seu celular também é nosso. Jornal Folha de São Paulo. 19 de jul. de 2011. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1907201101.html. Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
O objetivo comunicativo do texto II é fazer uma campanha contra o uso do celular ao volante. Relacione o texto I ao objetivo comunicativo do texto II.
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
O infográfico abaixo apresenta dados relativos à oferta de emprego na área energética, em empresas de energia limpa, ou seja, aquelas que visam à sustentabilidade ambiental.
Sobre esse infográfico, podemos afirmar que: