Observe nas imagens a área urbanizada em quatro metrópoles nos anos de 1990 e de 2000.
No período 1990-2000, o processo de periferização ocorreu de forma mais intensa na área metropolitana de:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.5 Indústria
(MACKENZIE) A era do automóvel empacou
[...] O paradoxo do Brasil, onde a venda de automóveis cresce, e as pesquisas de mercado mostram a queda do interesse, se explica pela diversidade do país. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma que a média brasileira de 6,1 habitantes por carro ainda é alta e deverá cair à metade até meados de 2020. O crescimento nas vendas é puxado pela demanda reprimida das regiões Norte e Nordeste. No Sul e no Sudeste, o aumento da frota passou a acompanhar o crescimento da população. Nessas regiões, observa-se a queda de interesse pelos carros. Segundo a Pesquisa Origem e Destino, do Metrô, a relação de carros por habitante em São Paulo manteve-se estável entre 1997 e 2007. Nesse período, o uso de transporte público subiu de 45% para 55%[...].
Marcelo Moura e Isabella Ayub, Revista Época, 04/12/2012
De acordo com o texto da reportagem e com seus conhecimentos a respeito da questão da mobilidade urbana no Brasil, considere as afirmativas a seguir:
I. A expressão “demanda reprimida” faz referência ao aumento da renda média ocorrida nos últimos anos nas regiões Norte e Nordeste. Desse modo, essas regiões, atualmente, contrariam o fundamento da industrialização brasileira que, implantada a partir da década de 1950, combina indústria automobilística, transporte individual e obras viárias urbanas.
II. O comportamento das vendas de automóveis nas regiões Sul e Sudeste tende à estabilização, sem o acréscimo significativo de novos consumidores. A queda do interesse por carros indica uma correlação direta com a saturação do modelo de transporte individual.
III. Os dados apresentados pela reportagem são de 2012. A partir deles, é correto afirmar que certos segmentos da sociedade brasileira já questionavam o modelo do transporte presente nas grandes cidades do país. Assim, as reivindicações iniciais das manifestações de rua de junho de 2013 foram um dos sinais desse processo.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
O vírus Influenza A (H1N1) provoca uma doença respiratória transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Dentre os sinais e sintomas provocados pela doença, estão: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude. Acesso em: 09 set. 2009
Assinale a alternativa correta.
- Física
Uma máquina térmica funciona fazendo com que 5 mols de um gás ideal percorra o ciclo ABCDA representado na figura
Sabendo-se que a temperatura em A é 227ºC que os calores específicos molares do gás, a volume constante e a pressão constante, valem, respectivamente, 2/3 R e 5/2 R e que R vale aproximadamente 8J/mol.K o rendimento dessa máquina, em porcentagem, está mais próximo de:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Os ruminantes são herbívoros conhecidos pela capacidade de fermentar alimentos vegetais ricos em celulose em seu trato digestivo, especialmente por seus estômagos especializados. Porém cervos, veados e ovinos já foram documentados ocasionalmente predando outros animais, especialmente pequenas aves, capturando-os em ninhos no solo e ingerindo de forma seletiva partes ricas em ossos. Este comportamento é presumivelmente relacionado a raras situações em que os ruminantes se alimentam de vegetação deficiente em minerais.
Esse comportamento dos herbívoros mencionados no texto garante um incremento na dieta de
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UERN) A atmosfera da Terra primitiva continha provavelmente pouco ou nenhum gás oxigênio livre. Ao longo dos anos, houve um aumento nos níveis de oxigênio atmosférico, alterando significativamente a composição da atmosfera terrestre.
O primeiro evento de liberação de oxigênio atmosférico foi possibilitado