Texto base:
Enunciado:
a) Aponte os fatores que definem uma nação.
b) Dentro de um mesmo país, pode-se verificar a coexistência de várias nações. Cite exemplos.
c) Descreva a diferença entre Estado e nação.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UEMG) As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(Unesp) A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) são aves que não voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele que compartilham com outros grupos de aves. Essas três espécies ocupam hábitats semelhantes, contudo apresentam área de distribuição bastante distinta. A ema ocorre no sul da América do Sul, o avestruz é africano e o emu ocorre na Austrália.
Segundo a explicação mais plausível da biologia moderna, a distribuição geográfica dessas aves é consequência da
- Arte - Fundamental | 01.1. Diversidade cultural brasileira
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos de que maneira o consumidor deve ficar atento às armadilhas dos supermercados na hora de comprar?
1.2. Confira as respostas dos alunos com o texto a seguir,
Preços diferentes dos informados, validade vencida e redução do produto sem tirar no preço são alguns dos problemas mais recorrentes que os clientes encontram nas compras. A simples ida ao supermercado, padaria ou farmácia requer atenção redobrada do consumidor para evitar cair em armadilhas. O olhar atento evita problemas para o bolso e mesmo para o estômago. A lista de surpresas inclui desde preços diferentes em relação aos informados nas gôndolas até produtos com prazos de validade vencidos.
Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/10/27/internas_economia,583807/consumidor-deve-ficar-atento-as-armadilhas-dos-supermercados-na-hora-de-comprar.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para a turma o texto sobre uma advogada.
2.2. Pergunte aos alunos:
a) A atitude da advogada estava errada ou correta? Por quê?
b) A atitude do senhor estava errada ou correta? Por quê?
c) Como vocês agiriam se lhes acontecesse uma situação parecida com essa? Por quê?
A advogada se recorda que teve problema com um supermercado no pagamento de uma mercadoria. No caixa, o preço não condizia com o informado na prateleira. Enquanto era feita a conferência, um senhor na fila disse a ela: “Se o problema é dinheiro, eu pago para você”. “Ele chegou a tirar a carteira para pagar a diferença”, lembra Gabriela. Para ela, o problema não eram só os R$ 2, mas o erro de informação do supermercado.
Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/10/27/internas_economia,583807/consumidor-deve-ficar-atento-as-armadilhas-dos-supermercados-na-hora-de-comprar.shtml>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com a turma a imagem. Pergunte aos alunos se eles acham que trocar é mais divertido que comprar.
3.2. Reflita com eles a importância da troca e suas vantagens.
3.3. Proponha aos alunos a realização de uma feira de troca de brinquedos. Combine com as outras turmas e realize a feira. Organize com a turma: convite, data, horário, local...
Disponível em: <http://observatorio3setor.org.br/wp-content/uploads/2015/10/feiras-de-troca-de-brinquedos.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
La habitación de los adolescentes. Espacio de identidad y privacidad en la adolescencia
- Matemática - Fundamental | 03. Números Racionais
Na rua onde Pedro mora, há um supermercado e uma farmácia, que se localizam em lados opostos em relação à casa dele. Pedro verificou que, da porta de sua casa até a porta do supermercado, são 1,1 km e esta mesma distância foi registrada quando ele saiu da porta de sua casa até a porta da farmácia, conforme a imagem.
Considerando a casa como a origem, a situação representada pode ser assim indicada na reta numérica:
De acordo com a situação descrita, podemos inferir que a distância, em quilômetros, entre a farmácia e o supermercado situados na rua de Pedro é: