(Interbits) Leia o texto a seguir.
A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio espacial a que a criança, particularmente, se destine.
Durkheim, Émile. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1972, p.41.
Tomando em consideração a definição acima, é correto afirmar que, para Durkheim:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base:
Enunciado:
Releia: “Não interviessem alguns presentes, e os dois se engalfinhariam.”
O emprego do verbo intervir, no imperfeito do subjuntivo, expressa, no contexto, a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto a seguir.
[...]
Minha mãe até me deu essa guitarra
Ela acha bom que o filho caia na farra
E o meu carro foi meu pai que me deu
Filho homem tem que ter um carro seu
Fazem questão que eu só ande produzido
Se orgulham de ver o filhinho tão bonito
Me dão dinheiro pra eu gastar com a mulherada
Eu realmente não preciso mais de nada
Meus pais não querem
Que eu fique legal
Meus pais não querem
Que eu seja um cara normal
Não vai dar, assim não vai dar
Como é que eu vou crescer sem ter com quem me revoltar
Não vai dar, assim não vai dar
Pra eu amadurecer sem ter com quem me rebelar
Disponível em: http://www.letras.mus.br/ultraje-a-rigor/49198
Acesso em: 11 jul. 2013.
Assinale a alternativa que evidencia o emprego, no texto, de linguagem coloquial.
- História
“Desde a promulgação da constituição de 1988, o sistema partidário e o legislativo constituíram as principais vias pelas quais as demandas da população foram canalizadas para o sistema político. As mudanças socioeconômicas desde então promovidas podem ser insuficientes, mas não são poucas. E foram alcançadas por meio do voto e de sua representação no executivo e no legislativo.”Argelina Cheibub Figueiredo. “O Brasil na encruzilhada: democracia ou reformas?”, in Angela Alonso e Miriam Dolhnikoff (org.). 1964, do golpe à democracia. São Paulo: Hedra, 2015, p. 40.
A partir do texto, pode-se afirmar que, após o fim do regime militar brasileiro (1964-1985),
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Enunciado:
Leia as informações a seguir.
O Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente, conhecido desde os tempos da Grécia Antiga.Seu nome homenageia o deus romano Mercúrio, que era o mensageiro dos deuses.
Essa homenagem é devida à fluidez do metal. O símbolo Hg vem do latim "hydrargyrum" que significa prata líquida.Sua densidade é de aproximadamente 13,6 g/cm³.
Fonte do Texto e Imagem: Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(elemento_qu%C3%ADmico)
Acesso: 04/06/2011
A densidade de uma substância ou corpo é indicada por um número obtido pela fórmula:
D = m : V na qual: D = densidade da substância em g/cm 3
m = massa da substância em g
V = volume da substância em cm 3
O volume aproximado, em cm 3 , ocupado por 2,7 Kg de mercúrio (Hg) é:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El padre de la Torre Eiffel: Gustave Eiffel
¿Qué tienen en común la Estatua de la Libertad y la Torre Eiffel? Más allá de que ambos monumentos se encuentran entre los más representativos de sus respectivos países, Estados Unidos y Francia, tanto el uno como el otro se aguantan en pie debido a las habilidades de un mismo hombre, Gustave Eiffel, gracias a la estructura y distribución de fuerzas de un pilar de puente. No en vano Eiffel había labrado su fama como arquitecto y promotor de tales construcciones (a él se deben, entre otros, el Szeget, en Hungría, y el Maria Pia, sobre el Duero, a la entrada de Oporto), y en ellas se inspiró cuando le llegaron sendos encargos para celebrar los centenarios de la Independencia Norteamericana y de la Revolución Francesa. Y si bien el primero fue un proyecto heredado a la muerte de Eugene Viollet-le-Duc (quien legó sólo la cabeza de la estatua), en el segundo habría de mostrarse tan original como insólito, tan polémico como, a la postre, mítico. Con un peso de 7.300 toneladas (sin contar las construcciones anexas) y un coste de casi ocho millones de francos de la época, aquella torre, de 125 metros de lado en su base cuadrada y de 300 metros de altura, tardó veintiséis meses en ser acabada. Pero no fue esa la parte más penosa de su accidentado nacimiento, pues Eiffel se había enfrentado antes a la competencia de otros 106 proyectos y, tras resultar elegido, a las críticas de una prensa y opinión pública que no veían ninguna utilidad a aquella jirafa de hierro que debía plantarse en medio del Campo de Marte (“una gigantesca y negra chimenea fabril”, fue uno de los juicios más recatados por parte del cuarto poder, mientras que un consejero de la Alcaldía de París llegó a demandar al arquitecto por el peligro que entrañaría su metálica criatura para las casas de los alrededores). Eiffel, no obstante, luchó contra viento y marea, y el 31 de marzo de 1889 pudo izar la bandera francesa a lo más alto del monumento, a tiempo para los fastos del Centenario de la Revolución y de la Exposición Universal de aquel año (precisamente, en su historial aparece también el monumental vestíbulo de entrada del Palacio de la Expo de 1878). Para entonces, él se hallaba inmerso ya en la construcción de las esclusas del canal de Panamá y en sus estudios meteorológicos y aerodinámicos. Multimilionario, responsable aún de decenas de puentes (en Indochina, Filipinas, Isla Reunión, Argelia...) y de un proyecto de túnel bajo el canal de la Mancha, su figura ha quedado para siempre asociada al perfil de la Ciudad de la Luz y a las más notables ideas de un tiempo marcado por la Revolución Industrial.
Qué Leer, ano 7, n. 69, set. 2002 (adaptado).
A partir da leitura do texto, compreende-se que a