A sociedade colonial era patriarcal.
Partindo dessa frase, compare a estrutura familiar presente na colônia com a atual, apresentando uma diferença entre elas.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
NIK. Disponível em: https://twitter.com. Acesso em: 20 set. 2021.
A tirinha pode apresentar uma emoção especial para ser transmitida, no caso dessa tirinha vemos o humor sendo trabalhado a partir da ironização no final dela, a ironia está no fato de:
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e 1o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
2Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a trajetória elíptica da cusparada com uma mínima margem de erro. Era puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas 3coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em bonde andando – mesmo porque 4não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) Considere as seguintes substituições propostas para diferentes trechos do texto:
I. “o número a que chegasse” (ref. 1) = o número a que alcançasse.
II. “Lembro o orgulho” (ref. 2) = Recordo-me do orgulho.
III. “coisas que deixamos de fazer” (ref. 3) = coisas que nos descartamos.
IV. “não há mais bondes” (ref. 4) = não existe mais bondes.
A correção gramatical está preservada apenas no que foi proposto em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto a seguir:
Tras el éxito de 'Mi Verdad', la cantante colombiana dejó abierta la puerta para realizar próximas colaboraciones con la banda mexicana
'Mi Verdad', la primera canción que Maná y Shakira grabaron juntos, está arrasando, tanto que se adueñó del primer lugar del chart Latin Pop Songs de Billboard. Los resultados obtenidos con la melodía tienen súper contento tanto a la banda mexicana como a la cantante colombiana, quien ha dejado abierta la puerta para grabar otra vez con el grupo. "¡Qué alegría ver que les gusta la canción tanto como nosotros! ¡Maná a ver que se nos ocurre para la próxima!", reveló la intérprete de 'Empire' a través de su cuenta en Twitter. Disponible en: <http://musica.terra.com/shakira-y-mana-podrian-grabar-mas-canciones-juntos,4a44d5f621f8c410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>. Acceso el: 03 abr. 2015.
Enunciado:
¿De qué trata la noticia?
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a imagem e leia o texto.
O chocolate tem lugar cativo na história das colonizações: foi o primeiro sabor americano a ganhar uma boa clientela europeia. É uma primazia considerável, se pensarmos na Santíssima Trindade das plantas avidamente incorporadas ao gosto do Velho Mundo – o chá e o café também foram adotados com prazer, mas o cacau chegou na frente.
Já na sua descoberta, não restaram dúvidas quanto ao caráter sagrado que lhe conferiam. No México, os conquistadores espanhóis, comandados por Hernán Cortés (1485-1547), o encontraram em lugar de honra: à mesa do imperador asteca Montezuma II (1466-1520). O cacau era mesmo vital tanto para aquela civilização como para os maias. Havia séculos que a fruta fazia parte das cerimônias religiosas, dos banquetes das elites e da própria vida econômica, sendo usada como moeda. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-doce-sabor-da-america> Acesso em: 14 abr. 2015.
A pintura "O café da manhã", de François Boucher, do século XVIII, mostra que o chocolate foi adotado por famílias europeias abastadas como bebida nutritiva. (Reprodução)
Enunciado:
- a) Identifique no trecho a importância cultural e econômica do chocolate na América Espanhola.
b) Tendo como referência os elementos do texto, explique como o chocolate foi incorporado pela cultura europeia.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La Declaración de Chapultepec
[1] La Declaración de Chapultepec, un documento
emblemático que recoge los postulados medulares de las
libertades de prensa y de expresión, conmemora su vigésimo
[4] aniversario. Hasta ahora, la declaración ha sido firmada por 29
países, de los 35 que integran el hemisferio americano. El
primer principio es una expresión contundente, de la que
[7] emanan los otros: “No hay personas ni sociedades libres sin
libertad de expresión y de prensa.”
Esta hermosa declaración de principios contrasta con
[10] la realidad desalentadora que enfrentan las libertades de
expresión y prensa, no solo en este hemisferio, sino en todo el
mundo. La propia Relatoría Especial para la Libertad de
[13] Expresión de la Organización de los Estados Americanos
(OEA), de amplio prestigio internacional, en tiempos recientes
sufrió amenazas de fuertes restricciones a su presupuesto, que
[16] podrían llevar a su desaparición, todo ello como parte de una
reforma a la Comisión de Derechos Humanos, a la que
pertenece. Sin embargo, la amenaza fue disipada cuando, en
[19] una reunión de cancilleres en el 2013, se decidió continuar con
el sistema usual de financiamiento.
Internet: <www.centrolibertadprensa.org> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto de arriba, juzgue lo próximo ítem.
La Relatoría Especial para la Libertad de Expresión de la OEA fue amenazada con reducciones en los recursos económicos que le son asignados.