Leia um trecho da Carta de Caminha, escrivão da esquadra de Pedro Álvares Cabral.
“Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!”
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/carta_caminha.htm. Acesso em 21/1/2010
Esse trecho revela que um dos interesses do europeus era:
Questões relacionadas
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
(UFU) “Neste novo século, na América Latina, os indígenas estão re-emergindo como a grande novidade no cenário das lutas e movimentos sociais na região. Sabe-se que a luta dos indígenas, de resistência à colonização europeia e branca, é secular. Na atualidade, o elemento novo é a forma e o caráter que essas lutas têm assumido – não apenas de resistência, mas também de luta por direitos: reconhecimento de suas culturas e da própria existência, redistribuição de terras em territórios de seus ancestrais, escolarização na própria língua, etc.”
Gohn, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Caderno CRH, Salvador. v. 21, n. 54, p. 439-455. Set/Dez. 2008.
De acordo com o texto, os movimentos indígenas contemporâneos têm buscado:
- Química | A. Plana
(UFGRS) O gráfico abaixo mostra a relação entre a massa molar e o ponto de ebulição dos compostos orgânicos A, B, C e D.
Considere as afirmações abaixo, a respeito dos compostos A, B, C e D.
I. Se A e C forem isômeros de posição, então o composto A é mais ramificado que o composto C.
II. Se B e D forem isômeros de função, um sendo um álcool e o outro um éter, então D é o álcool e B é o éter.
III. Se C e D forem isômeros geométricos, então D é o isômero trans.
Quais estão corretas?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UESB) O desastre ambiental causado pelo vazamento do petróleo no Golfo do México, no dia 20 de abril deste ano, devido à explosão de uma plataforma de exploração de petróleo da British Petroleum revela que os riscos ligados à exploração petrolífera são muito grandes e que as empresas envolvidas não detêm tecnologia para conter os vazamentos. Os cálculos estimados do fluxo de vazamento de petróleo sugerem que esse seja o pior desastre ecológico da história dos Estados Unidos.
(EUA confirmam..., 2010).
Analise as alternativas a seguir relacionadas aos impactos ambientais ocasionados pelo derramamento de petróleo no meio ambiente e possíveis alternativas à sua descontaminação, identificando-as como verdadeiras V ou falsas F.
( ) As aves aquáticas, ao tentarem limpar as suas penas do petróleo, poderão ingerir essa substância que, devido à sua toxicidade, pode acarretar danos aos órgãos internos desses animais.
( ) Muitos pássaros são afetados pelo vazamento de petróleo, pois têm as suas penas recobertas por esta substância o que dificulta a regulação da sua temperatura corporal.
( ) A utilização de micro-organismos capazes de degradar o petróleo, proveniente de vazamentos, seria uma alternativa viável para se reduzir os danos causados ao meio ambiente.
( ) A cobertura de petróleo derramado que recobre a superfície dos mares dificulta a captação de energia solar pelo fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO I
ERNESTO NETO. Dancing on the Cutting Edge. Instalação interativa, 2004.Disponível em: http://dailyserving.com. Acesso em: 29 nov. 2013.TEXTO II
Os artistas, liberados do peso da história, ficavam livres para fazer arte da maneira que desejassem ou mesmo sem nenhuma finalidade. Essa é a marca da arte contemporânea, e não é para menos que, em contraste com o Modernismo, não existe essa coisa de estilo contemporâneo.DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.
A obra de Ernesto Neto revela a liberdade de criação abordada no texto ao - Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Na Bíblia, a criação do mundo é descrita a partir das ordens de um único ser, que é Deus: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gen., 1:3). Porém, em certos mitos ameríndios, inclusive brasileiros, a criação do mundo é poeticamente apresentada como resultado de um diálogo entre múltiplos espíritos. As linhas a seguir servem como exemplo. Elas narram o surgimento de um desses espíritos criadores (demiurgos): “Tendo florido (em forma humana) / Da sabedoria contida em seu ser de céu / Em virtude de seu saber que se abre em flor, / Soube para si em si mesmo / a essência da essência da essência das belas palavras primeiras”.
CESARINO, Pedro de N. Os Poetas. Folha de S. Paulo. 18 jan. 2009: p. 6-7 (adaptado).
A Bíblia trata da criação em linguagem poética. Analogamente, são poéticas as linhas ameríndias acima citadas. Em geral, a poesia abriga diferenças de forma e de conteúdo por