http://www.consciencia.org/imagens/ary/o-mar-tenebroso.jpg. Acesso em 15/11/2010.
Essa imagem revela que até o século XV os europeus tinham
Questões relacionadas
- Física
Considere a Terra um Planeta esférico, homogêneo, de raio R massa M concentrada no seu centro de massa e que gira em torno do seu eixo E com velocidade angular constante isolada do resto do universo.Um corpo de prova colocado sobre a superfície da Terra, em um ponto de latitude descreverá uma trajetória circular de raio r e centro sobre o eixo E da Terra, conforme a figura abaixo. Nessas condições, o corpo de prova ficará sujeito a uma força de atração gravitacional F que admite duas componentes, uma centrípeta, Fcp e outra que traduz o peso aparente do corpo, P
Quando então o corpo de prova está sobre a linha do equador e experimenta um valor aparente da aceleração da gravidade igual a ge Por outro lado, quando o corpo de prova se encontra em um dos Polos, experimentando um valor aparente da aceleração da gravidade igual a gp.Sendo G a constante de gravitação universal, a razão ge/gp vale:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O gramático tem uma percepção muito estrita da língua. Ele se vê como alguém que tem de defender a língua da mudança. O problema é que eles, ao se esforçarem para que as pessoas obedeçam às normas da língua, não viram que estavam dando um cala-boca no cidadão brasileiro. Como se dissessem: “Tem de falar e escrever de acordo com as regras. Não fale errado!”. E as pessoas, com medo de não conseguir, falam e escrevem pouco. O dono da língua é o falante, não o gramático. Aprendemos com o falante a língua como ele fala e procuramos saber por que está falando de um jeito ou de outro. Dizer que está falando errado não é uma atitude científica, de descoberta. A linguística substituiu o cala-boca ao prazer da descoberta científica. Foi só com a linguística que se ampliou o olhar e se passou a considerar que qualquer assunto é digno de estudo.
Entrevista de Ataliba de Castilho. Pesquisa Fapesp, n. 259, set. 2017 (adaptado).
Com base na tese defendida na conclusão do texto, infere-se a intenção do autor de
- Biologia | 12.4 Relações EcológicasOs organismos X, Y e Z são de espécies distintas que foram utilizadas para que as alelobioses entre elas pudessem ser analisadas.Frente ao desenvolvimento observado no recipiente I, quando X e Y foram submetidos ao mesmo ambiente, e no II com X e Z, agora, unidos, é correto afirmar:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UEFS)
A figura representa um sistema massa-mola ideal, cuja constante elástica é de 4 N/cm. Um corpo de massa igual a 1,2 kg é empurrado contra a mola, comprimindo-a de 12 cm. Ao ser liberado, o corpo desliza ao longo da trajetória representada na figura. Desprezando-se as forças dissipativas em todo o percurso e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², é correto afirmar que a altura máxima H atingida pelo corpo, em cm, é igual a:
- Biologia | 12.6 Populações
(UCS) Um cientista colocou em uma caixa uma certa quantidade de alimento, em outra caixa idêntica ele colocou quatro vezes mais alimentos do que na primeira. Adicionou às caixas o mesmo número de uma espécie de coleópteros. Após 150 dias, contando diariamente os insetos, observou que o tamanho das populações variou de acordo com o alimento. Pode-se concluir que