Texto base:
Enunciado:
Interprete o gráfico, explicando as suas conclusões.
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
Uma pessoa gera em média 160 litros de esgoto por dia; esse valor é obtido pelo consumo de água usada pela população. No Brasil, 47,8% dos municípios não têm coleta de esgoto e dos outros 52,2% dos municípios que têm esgotamento sanitário, 32% têm serviço de coleta e 20,2% coletam e tratam o esgoto. Em volume, diariamente, 14,5 milhões de m³ de esgoto são coletados, sendo que 5,1 milhões de m³ são tratados. O sudeste é a região do país em que a quantidade de municípios com esgoto coletado e tratado é maior. O tratamento de 1m³ de esgoto produz em média 0,070 m³ de biogás, que tem como principal componente o metano, cerca de 60% além de H2O, CO2 e outros. O metano, quando usado como combustível de automóveis, tem a proporção de consumo de 1m³ de metano para 1 L de gasolina. Utilizando as informações do texto, quantos litros de gasolina seriam economizados diariamente, aproximadamente, se todo esgoto coletado fosse utilizado para produzir biogás?
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a planta topográfica a seguir, que apresenta curvas de níveis que unem pontos de igual altitude.
Explique a finalidade das curvas de níveis na identificação de um perfil topográfico.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
Materiais:
- Argila
- Palito de picolé
- Água
- Flanela para limpeza
Desenvolvimento:
1. No Egito, as esfinges são prodigiosas construções de pedra em forma de um leão deitado, com cabeça humana e olhar enigmático saindo da juba. A mais famosa encontra-se no prolongamento da pirâmide de Quéfren, próximo ao Templo do Vale nas cercanias das mastabas e das pirâmides de Gizé. A esfinge sempre guarda essas necrópolis gigantes; o seu rosto pintado de vermelho contempla o único ponto no horizonte onde nasce o Sol. É a guardiã das entradas proibidas e das múmias reais; escuta o canto dos planetas; à beira das eternidades, vela sobre tudo o que foi e o que será; vê correr, ao longe, os Nilos celestes e navegar as barcas solares.
Segundo as histórias míticas, as esfinges só permitiam a passagem dos viajantes que decifravam um pergunta enigmática que ela os fazia sob o risco de perder a vida, daí a famosa frase "decifra-me ou te devoro". Por outro lado, a simbologia da esfinge remonta também a uma busca espiritual, à construção de uma resposta sobre o mundo que nasce internamente, dentro do homem, a Grécia apreende e mantém a tradição das esfinges egípcias e sua aparição mais famosa está no mito de Édipo rei. Quando Édipo chega a Tebas a Esfinge lhe faz uma pergunta para que ele possa entrar na cidade: o que tem quatro patas de manhã, duas ao meio dia e três à noite? Édipo responde que é o homem que quando criança engatinha, quando adulto anda sobre seus pés e quando velho se apoia numa bengala. Depois que Édipo verbaliza sua resposta a esfinge lhe deixa entrar.
2. Distribuir a cada criança uma pequena quantidade de argila que será dividida em duas partes: uma deverá assumir o formato de uma bola, a outra deverá ser aberta sobre a mesa em forma de um quadrado onde a cabeça da esfinge será fixada.
3. A bola de argila deve ser modelada pelas crianças de modo a resultar num formato de Esfinge. Não interessa que seja como a Esfinge do Egito, mas que seja importante enquanto Esfinge para a criança. Os palitinhos de picolé poderão ser utilizados para definição das formas da Esfinge e a água servirá para tornar a peça lisa
4. Depois de esculpir na argila sua esfinge, com a ajuda de uma régua (que deverá passar por baixo da peça, descolar a mesma da mesa e fixá-la sobre a placa de argila procedendo com os devidos arremates e acabamentos.
5. Cada criança poderá colocar seu nome nas placas.
6. Deixar secar e montar uma exposição com as peças.
Observações:
1. As peças de argila tendem a rachar depois de secas, isto se deve normalmente ao excesso de água usada no seu manuseio.
Referências:
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos.Tradução de Vera da Costa e Silva. 15 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
GOMBRICH, E. H. A história da arte.Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la imagen a seguir:
Disponible en:<http://cuentosinfantiles.biz/wp-content/uploads/2013/02/images-animales-1.jpg>Acceso el: 15 oct. 2014.
Los amigos Caco, Juan y Marta ya conocieron los animales domésticos como el gato, el perro y el loro. Estos animales son llamados domésticos porque viven con las personas. Ahora los amigos fueron conocer a algunos animales diferentes. Estos animales no suelen vivir con las personas, sino en las florestas o en zoológicos. Estos animales son llamados de
- Geografia | 3.5 Vegetação
(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.
I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.
III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.
Está correto o que se afirma em