Leia os trechos das músicas a seguir:
As duas músicas foram produzidas durante a Ditadura Militar no Brasil e evocam a memória desse período, abordando aspectos diferentes. A partir da análise das letras é INCORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEL) Analise a figura a seguir.
Os fisiologistas Barreto e Oliveira (2004) identificam, na obra Criação de Michelangelo, o contorno do formato do cerebro humano. O cérebro e a medula espinhal são centros nervosos.
BARRETO, G.; OLIVEIRA, M. G. A Arte Secreta de Michelangelo. São Paulo: ARX, 2004.
Considerando a origem do impulso nervoso no arco-reflexo, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o percurso da condução nos neurônios sensorial e motor.
ativa que apresenta, corretamente, o percurso da condução nos neurônios sensorial e motor.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Dois raios de luz monocromáticos provenientes do ar, um azul e o outro vermelho, incidem no ponto P da superfície de uma esfera maciça de centro C paralelos um ao outro, na direção da linha tracejada indicada na figura. A esfera é feita de vidro transparente e homogêneo.
Se o índice de refração absoluto do vidro é maior para a cor azul do que para a vermelha e se não houve reflexão total dentro da esfera, a figura que representa corretamente a trajetória desses raios desde a sua incidência no ponto P até a sua emergência da esfera está indicada em
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO) Da timidez
Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notadom quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico, só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.
[...]
O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.
VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001
Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. Os elementos que evidenciam noções semelhantes estão destacados em:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UEFS)
O caminho para o futuro energético do Japão pode passar pela cidade de Sapporo, no norte do país, onde pesquisadores estudam sedimentos que contêm hidrato de metano, CH4(H2O)n, formações de gelo com gás metano no seu interior, “gelo inflamável”, conforme mostra a figura. Os sedimentos são encontrados em grandes quantidades tanto sob o mar quanto no permafrost. O metano, p.e = −162,6, é produzido a partir da atuação de micro-organismos, sob condições especificas de calor, de pressão e de temperatura, sobre a matéria orgânica e migra para cima nos sedimentos. O hidrato de metano sólido se forma nos espaços microscópicos entre grãos de sedimentos arenosos e argilosos, em determinadas condições de temperatura e de pressão. Para a produção de energia, os grãos retirados dos sedimentos arenosos são os preferidos pelos pesquisadores. As buscas por fonte de energia que venham suprir as necessidades cada vez maiores da humanidade, se debruçam agora, sobre o panorama dos depósitos dos hidratos de metano espalhados sob os mares e o permafrost do Planeta.
Considerando-se as informações do texto, o combustível aprisionado na estrutura do gelo e suas propriedades, é correto concluir:
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta.
Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br.Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).
Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum: